Seguidores

A Blasfêmia contra o Espírito Santo

Escrito: 20/04/2010 - Atualizado em 20/09/2012


“Na verdade eu vos digo: tudo será perdoado aos filhos dos homens, os pecados e todas as blasfêmias que tiverem proferido. Aquele, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, jamais será perdoado: é culpado de pecado eterno. Isso porque eles diziam: Ele está possuído por um espírito impuro”. (Marcos 3: 28 a 30).

     A blasfêmia contra o Espírito Santo é uma das coisas que mais preocupa os cristãos e muitos se perguntam se já cometeram tal pecado. Há também várias interpretações sobre o que seria esse delito. Alguns afirmam que essa blasfêmia é o suicídio ou o adultério, outros, que é a rejeição da divindade de Cristo. Há ainda quem diga que é a cauterização da consciência humana diante de uma vida pecaminosa. Enfim, o único consenso é o reconhecimento de ser um erro imperdoável. Mas, para chegarmos a uma conclusão, devemos analisar o contexto dessa passagem bíblica:
     Mateus, Marcos e Lucas relatam de forma diferente o acontecimento. Mateus diz que Jesus fez essa afirmação após curar um endemoniado cego e mudo e os fariseus atribuírem esse milagre a Satanás (Belzebu); Marcos não menciona a cura, apenas essa acusação feita pelos escribas (capítulo 11); Lucas fala da cura e da blasfêmia separadamente (capítulo 12). De qualquer forma, tanto Mateus quanto Marcos, relatam que Jesus citou o pecado imperdoável após algumas pessoas afirmarem que Cristo expulsava os demônios através do próprio demônio (Marcos 3:30).
     O "pecado sem perdão" pode ter sido cometido pelos escribas e fariseus na presença de Cristo, quando negaram, não o milagre, mas a atuação do Espírito Santo no mesmo. Ou seja, conheciam profundamente as Escrituras, estavam na presença de Cristo, ouvindo Sua mensagem e portanto tinham plena consciência do que era o Evangelho, que estava sendo anunciado. Mesmo assim, com um nível tão alto de compreensão e na presença do próprio Deus encarnado (e sabendo que ele era o próprio Filho de Deus), propositalmente tentavam "derrubar" a Cristo, com essas acusações. Porém, talvez alguns estejam com uma dúvida: "Por que disse que esse pecado PODE TER SIDO cometido?" Essa afirmação foi feita pois a bíblia não diz explicitamente que os fariseus cometeram tal pecado. Afirma que "aqueles que cometerem tal pecado..." Aliás, acredito que mesmo com toda a gravidade, injustiça e maldade das acusações feitas, eles não tenham chegado ao ponto de cometer esse pecado imperdoável. Deus conhece o coração do homem e até onde ele pode chegar. Nosso Pai sabia que Jesus seria duramente condenado, injustiçado e acusado e mesmo assim, o seu amor é tão grande, que todos tiveram (e tem) a oportunidade de alcançar o perdão, até mesmo aqueles que o crucificaram. Penso eu que, caso essa acusação fosse a famosa "blasfêmia contra o Espírito Santo", Jesus teria os alertado antes do ocorrido, dando mais uma oportunidade a esses indivíduos maus de não cometerem este erro. Podemos dizer que foi um alerta, um "cartão amarelo" de Jesus para eles e para outros que porventura estivessem com o mesmo pensamento, a fim de mostrá-los que estavam entrando num caminho de morte, que poderia culminar no pecado sem perdão. Era um um último aviso!
     O amor e a graça de Deus são tão grandes, que para o homem não conseguir perdão é uma tarefa quase impossível. Podemos dizer que, em vida, praticamente não existe pecado imperdoável. Basta o indivíduo arrepender-se e ter fé no Evangelho. Sabemos que Cristo veio ao mundo para instituir uma Nova Aliança e pela Graça de Deus, podemos ser perdoados de qualquer tipo de pecado (I João 1:7-9). A única forma do ser humano não alcançar a misericórdia é rejeitando o Evangelho voluntariamente até o fim de sua existência, ou seja, morrer na incredulidade. Essa é uma blasfêmia contra o Espírito Santo. A condenação por parte de Deus vem apenas quando o homem não crê em sua Palavra (Marcos 16:16).
     Portanto, a advertência de Jesus dirige-se aos que rejeitam com consciência sua mensagem e suas obras. É diferente daquela pessoa que faz piadinhas maldosas com o Espírito Santo e também não é o caso do indivíduo que ouve a Palavra e, por não a compreender, não crê. Ainda não se aplica ao "simples" fato de alguém rasgar a bíblia, pisá-la ou fazer um cigarro com suas folhas, por não acreditar em Deus. Muito menos é o caso do ateu, que nega a divindade/existência de Deus e do Espírito Santo, muitas vezes com ofensas e "palavrões". Isso mesmo, até mesmo aquele ateu que dedica sua vida a combater a crença em Deus, dificilmente conseguirá a façanha de realizar essa blasfêmia. Digo isso, pois esses problemas são frutos de uma não compreensão do que é o Evangelho genuíno. Todas essas pessoas serão julgadas por Deus quando chegar a hora e o coração e um possível arrependimento de cada uma só Deus pode conhecer.
     Atribuir voluntariamente a Satanás as obras de Deus ou negar com consciência a sua Palavra (não confunda com o questionamento em relação às falcatruas que acontecem entre os cristãos, atualmente. Isso é defender o Evangelho e não, blasfêmia!) pode ser o primeiro passo para a blasfêmia contra o Espírito Santo, pois é uma ação facilitadora da cauterização da mente, podendo levar o indivíduo à eterna incredulidade (uma "descrença" voluntária, que mesmo sabendo que está errado e conhecendo o poder do Evangelho, persiste em atribuir à Satanás as Obras de Deus). Ou seja, para o indivíduo cometer o pecado sem perdão, o primeiro passo é que ele tenha plena consciência do Evangelho de Cristo e saiba que Deus é o Deus revelado em Sua Palavra. Mesmo diante dessa certeza, essa pessoa faz questão de lutar contra essa convicção. Isso é uma evidência de uma perversão tão grande no coração de um ser que já está "endiabrado".  Esse pode ser o pecado para a morte, citado em I João 5:16
     Concluindo, o simples fato de alguém se preocupar e estar com receio de ter cometido ou de cometer esse pecado, é um sinal de que não o cometeu e que provavelmente não o cometerá. Esse "medo" é uma evidência que essa pessoa crê em Cristo, que tem o Espírito Santo atuando em sua consciência e que reconhece a necessidade do perdão de Deus.


Autor: Wésley de Sousa Câmara

Referências:
Bíblia Almeida Corrigida e Revisada Fiel 
Bíblia de Jerusalém

82 Comentários - Comente aqui:

  1. Anônimo disse...

    Qualquer coisa que um protestante diga sobre o assunto não pode ser provado pela tese que eles abraçam "Só a Bíblia."
    O protestante não tem como saber se pecou ou se está pecando contra o Espírito Santo. O protestante grita "Somente a Bíblia" e a Bíblia não define quais são estes pecados, tal como não ensina a votar, escolher as escolas dos filhos ou fazer aplicações financeiras. O protestante está amarrado pelo conceito que criou para si e para os demais. Somos julgados pelos critérios que estabelecemos para os outros. Quando um protestante diz "somente a Bíblia" está obrigando-se a este critério e como a Bíblia não diz quais são os pecados contra o espírito Santo o protestante está sem rumo. Os católicos como seguem o magistério da igreja, coluna e sustentáculo da verdade(Timóteo), podem saber quais são os pecados, assim definidos pelo catecismo da Igreja Católica.A Bíblia não é a única fonte de revelação. Se fosse, no mínimo a própria Bíblia dveria dizer de si mesmo algo nesse sentido. E não diz. Diz apenas que a Igreja é coluna e sustentáculo da verdade. Ou seja, sem a Igreja a verdade não fica de pé. Os protestantes não tem como saber quais são os pecados contra o Espírito Santo e se alguém disser que leu em algum livro ou ouvir de algum pregador, estará obrigado a não acreditar pois toda e qualquer opinião protestante deve pautar-se pela Bíblia. Por isso se diz: "Bem aventurado aquele que não se condena naquilo que aprova."

    28 de agosto de 2011 19:03

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Anônimo, boa noite! É lamentável que por mais que nos esforcemos para entender esse comportamento seu, e de outros "crentes" de não aceitar a palavra de Deus, como verdade, como é o teu caso; pois quem rejeita a Deus, quem não aceita o plano de Deus para salvação dos homens, quem fala que o Espirito Santo de Deus não convence o homem do pecado da Justiça e do Juízo e é capaz de expressar com sua boca, que tudo isso é mentira, ou coisas semelhantes, está pecando contra a Santíssima Autoridade de Deus; ainda prega contra esses assuntos, isso é blasfemar: Não tem perdão, aquele que nesse pecado permanece, são rebeldes e estarão longe do seu criador na eternidade. Procure o conhecimento bíblico e se aproxime mais de Deus, deixe a religião dos homens pois nehuma delas salvam ninguem.

      Excluir
    2. A Biblia é a palavra de Deus...ela possui uma linguagem espiritual por isso os que são conduzidos pela carne fazem coisas da carne...Porque a carne milita contra o espirito.E os que são de cristo crucificaram a carne...mas quem vive no espirito anda no espirito...A Biblia é revelação de Deus...E a minha oraçåo è para que. Jeova se REVELE na vida das pessoas que nåo acreditam na VERDADE da BIBLIA...Acreditando ou não todo joelho se dobrara...Pessoas que fazem declaração contra a Biblia é porque nåo conhecem a verdade...porque a verdade liberta...Eu falo isso porque a verdade da Biblia tem a cada dia mudado a minha vida e o meu prazer é meditar na palavra de Deus dia e noite...Quem tem ouvidos,ouça o que Deus fala atraves da Biblia...

      Excluir
    3. E que verdade é essa se não for a Palavra de Deus? E, já q vc gostou de generalizar sobre os protestante vamos lá: Então é bem-aventurado alguém que mata, rouba, trafica, estupra somente pelo fato de não se condenar naquilo que ele mesmo aprova? Isso é uma mera desculpa pra viver sem obedecer a Deus! Fomos feitos por Ele, somos sustentados por Ele, e então nós devemos ignorar isso sem dar a ele nenhuma satisfação? E a cruz? A Bília diz que devemos ser imitadores de Cristo. Nem jesus viveu de qualquer jeito, á propósito foi obediente até a morte. Se os "protestantes" não tem como saber os pecados contra o Espírito Santo, então talvez vc saiba , até mesmo, pelo fato de vc nem saber que Jesus não mencionou nome ou denominação de igrejas. Ele msm disse que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida! querido! Todos andamos em círculos até que encontramos Jesus!!!! Ele é a Verdade e sustentador da igreja!!!

      Excluir
  2. Prezado Anônimo (que aparentemente deu um Ctrl+C/ Ctrl+V em algum comentário de outro anônimo... Hehe),
    Lamento o fato de seu comentário trazer uma imensa "idolatria" à Igreja Católica, a ponto de dizer que o catecismo também pode ditar o que é e o que não é pecado.
    Um grande erro de muitos é ficar procurando se "isso" é pecado, se "aquilo" também é... A bíblia nos ensina princípios e não, regras! Através dela e com a ajuda do Espírito Santo nós somos (ou pelo menos deveríamos ser) capazes de discernir o que é ou não pecado. Por exemplo, ela não fala sobre cocaína, logo terei que buscar ajuda da Igreja Católica para ver o que eles, que são tão homens como eu, pensam a respeito? Claro que não. Deus deixou o seu Espírito comigo, para me ajudar na minha caminhada. Me deu uma consciência para refletir na Sua Palavra, logo, não serei guiado por homens, e sim, pela PALAVRA de Deus!
    Abraços e fique na paz.

    ResponderExcluir
  3. Vim fazer uma visita e ver seu blog e o que está a escrever.
    Pelo que dou graças, porque vejo seu esforço, pela riqueza que aqui tenho encontrado.
    Continue a enriquecer-nos com seus tesouros, e dando sempre o seu melhor, pois só assim é que somos enriquecidos.
    Sou feliz por continuar a ser um amigo virtual. Queria deixar um pedido não deixe de visitar os seus amigos.
    Estarei sempre à sua disposição, se precisar de ajuda, conselho estou aqui.
    Deixo a Paz de Jesus, e que haja saúde e amor no seu lar.
    António.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, meu querido. O tempo anda muito escasso ultimamente, mas sempre que possível dou uma olhada nos blogs amigos. Infelizmente me falta tempo para comentar em todas as postagens que eu gostaria.
      Fique na paz.
      Abraço

      Excluir
  4. Em hebreus nos dá uma luz do assunto veja: "Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro, e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que, quanto a eles, estão crucificando de novo o Filho de Deus, e o expondo ao vitupério." (Hebreus 6:4-6). Veja que se trata de uma pessoa que teve um nivel altissimo de conhecimento e experiência espiritual. Seria como paulo que foi ao céu e se desvia-se depois,dois blasfemaram na biblia e entre esses Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar." (1 Timotio 1:20).

    ResponderExcluir
  5. Wesley, achei muito pertinente os seus estudos sobre temas polêmicos da bíblia e estou compartilhando alguns em meu blog; se você não se importar é claro. Um abraço!
    http://cbnewscontabil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda liberdade (sempre com link aqui para a página, ok?). Abraço

      Excluir
  6. Minha mente esta pençando um monte de coisa ruins sobre o ESPIRITO SANTO (palavrões e ofensas) estou preucupado não sei se é pisicoligico ou setas do inimigo eu ja chorei 4 vezes por causa disso to arrependido não quero pençar essas coisas ruins tenho 10 anos prissiso de ajuda o que eu faço?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriel. Calma, meu querido, não fique nessa angústia. O que você sente é psicológico sim e não tem nada a ver com "setas do inimigo". Isso se chama MEDO! Pode ter certeza. Eu já passei por isso uma época, quando era adolescente e boa parte das pessoas sofrem com isso em uma fase da vida. Você vai se livrar disso assim que perder esse medo e tirar essa visão que tem de Deus da cabeça. Infelizmente acabamos aprendendo (na maioria das vezes) na igreja, em casa, com o "pregador" no culto, com a "tia" da escola dominical que temos que servir a Deus por medo. Eles não falam isso diretamente, mas dizem que se não fizermos do jeito que deve ser, Deus castiga, a gente não vai para o céu... E não é bem assim, Gabriel. Nós temos que viver o que Jesus ensinou sim, mas não por medo de ir para o inferno e nem para irmos para o céu. Isso porque não podemos servir a Ele por medo e nem por interesse. Temos que viver como Jesus ensinou por amor. Ele deu a vida para que pudéssemos ter a vida eterna e ter a salvação. Quem não tem medo, não fica pensando no inferno e nem fica angustiado com essas questões de "blasfemar", como no seu caso.
      Você é um garoto sincero e ama tanto a Deus que sofre muito por pensar essas coisas. E Deus ama muito mais a você. É claro que você não blasfemou contra o Espírito Santo, pois ninguém que o ama faz isso. O medo que sente é que gera esse tipo de pensamento incontrolável. Liberte-se disso, amiguinho. Ore todos os dias, pedindo para que Deus o ajude a entender que Ele é puro amor e não é o Deus vingativo que às vezes pensamos. Também aconselho você a começar a ler a bíblia todo dia. Mas faça assim: Comece a ler do meio. Isso mesmo. Abra em Mateus e comece a ler um pouco por dia (quanto você puder). E vá lendo até você chegar em Apocalipse. Só quando terminar, você volta lá em Gênesis e começa a ler o Velho Testamento. Não é para ler com pressa e nem para poder dizer que leu tudo. É para ler com calma, meditando e vendo como era Jesus. O que ele ensinava e como Ele agia. Veja que nem mesmo os pecadores Ele acusava. Ele amava a todos e ensinava a não pecar mais. É só isso que você tem que fazer. Aceite que Deus é amor, que Ele está lá em cima neste momento olhando com carinho para você e assim que conseguir colocar isso na cabeça, esses pensamento deixarão a sua mente.
      Fique na paz, amiguinho.
      Abraço

      Excluir
    2. Querido aquele que põe medo, não é de Deus, o medo não faz parte de Deus.Jesus fala várias vezes, não tenhais medo. Por outro lado, as traduções são diferentes. na bíblia evangélica traduzida por João Ferreira, Diz: não será perdoado neste século nem no futuro, na católica Pão nosso de cada dia :Não será perdoado neste mundo nem no vindouro, e na bíblia de Jerusalém : Não será perdoado nem nesta era nem na vindoura. Pelos estudos e pesquisas que tenho feito a melhor tradução é da bíblia de Jerusalém. Era tem tempo determinado, outra era também terá, portanto, a coisa é confusa, e se não entendemos, como podem nos punir. a não ser que tenhamos consciência, e que a vontade da carne não seja maior, como aconteceu com Davi.

      Excluir
  7. Oi meu nome é bruno, eu queria pedir desculpas ao senho por o meu nome estar em anonimo, mais estou fazendo isso por que estou desesperado e preciso muito da ajuda do senhor, eu estou com muito medo de blsfemar que ate mesmo quando estou orando eu ja penso que blasfemei, eu tenho um grande medo de blasfemar, é tanto medo que eu nao tiro essa preocupação da cabeça, eu estou sofrendo muito com isso, alguns homens de Deus ja oraram por mim mais eu ainda tenho muito medo, muito medo mesmo...por favor me ajude a perder esse medo tao grande...eu peço a Deus pra ele me libertar desse medo terrivel,...me ajude por favor.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruno. Peço que leia a resposta que está logo acima do seu conentário, que escrevi para o "Gabriel Henrique". É a mesma coisa para você. Não podemos ter medo de Deus, Bruno. Deus é amor. Como pode ter medo do amor? Quer conhecer Deus? Veja como era Jesus Cristo, pois Deus estava em Cristo, quando veio a este mundo. E veja que Jesus tratava com amor todos os pecadores. Ele perdoava todos os pecados, curava e ensinava a pessoa a viver como ele ensinava, abandonando os pecados que cometia. Deus não é mau, nem vingativo. Se você pensa assim dEle, que ela castigará você por alguma coisa que você pense ou fale, esqueça, amigo! Você tem que conhecer a Graça de Deus, que Jesus nos trouxe. Ela nos purifica de TODO pecado. O Evangelho nos mostra que Cristo morreu para que nada pudesse nos condenar. Nada mesmo! Basta você crer nisso e descansar a sua mente. O medo corroi a gente por dentro. Esqueça tudo o que aprendeu sobre Deus, pois acredito que tenham ensinado a você um Deus totalmente diferente de Jesus. Comece a ler todos os dias o Novo testamento. Vá lendo e aprendendo como Jesus tratava as pessoas. Você acha que aquele Jesus da bíblia condenaria você por essa angústia que você sente? Mesmo você demosntrando que o ama e que quer apenas fazer a vontade dEle? Claro que não! Se Deus fosse mau assim, Ele não seria Deus, seria o diabo! Jesus está de braços abertos para você, querido. Apenas aceite isso e procure conhecê-lo cada dia mais. Ore todos os dias, fale com Ele. Medite sempre no Novo Testamento e você perderá esse medo. Ninguém que conhece realmente a Deus tem medo dEle. Só de você ter medo e de querer muito ficar livre disso já demosntra que jamais cometeu blasfêmia contra o Espírito Santo e se O conhecer de verdade, jamais cometerá. Fique em paz, amigo.
      Abraço
      Se tiver facebook acompanhe a nossa página (Bíblia a Fundo), pois há várias atualizações diárias.

      Excluir
  8. oi obrigado pelo conselho tive uma duvida fiz uma pisquesa sobre blasfemia contra O ESPIRITO SANTO e vi que quando uma pessoa blasfema não pede perdão e não reconhece que errou e verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a pessoa se preocupa em não cometer esse pecado é porque não cometeu. A pessoa, para pecar contra o Espírito Santo, precisa ir contra sua própria consciência (ou seja, no fundo ele sabe que está mentindo, mas por algum motivo que o beneficie ele fica negando a ação do Espírito Santo).

      Excluir
  9. é possivel alguém blasfemar contra O ESPIRITO SANTO em pensamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou dizer que não possa, mas como disse, se a pessoa crê no Espírito Santo e reconhece Ele com sinceridade, jamais blasfemará contra ele. Fique tranquilo. Se você tem esse receio, não importa o que pense, não estará blasfemando, ok? Abraço

      Excluir
  10. Oi sou eu o bruno...eu quero le agradecer pela explicação sobre o que eu estava passando...muito obrigado..vc é um homem de Deus,. .um abraço meu amigo..e vou acompanhar sua pagina no facebook, pode deixar... :)

    ResponderExcluir
  11. SOU O GABRIEL
    se alguem com consiencia fala mal da Biblia diser que ela é do inimigo e não de DEUS estara blasfemando contra O ESPIRITO SANTO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamais podemos dizer se alguém blasfemou ou não contra o Espírito Santo. O único que pode julgar essas coisas (pois só Ele sonda o coração) é Deus. Se simplesmente falar "mal" da bíblia fosse essa blasfêmia, todos os ateus teriam blasfemado. Mas enfim. Não é o que a pessoa diz ou contra quem ela diz algo que vai definir se blasfemou ou não e sim, o coração dela, a sinceridade ou a hipocrisia que a levaram a dizer isso. O que está por trás disso tudo? Não temos como saber, portanto, mesmo aquele que mais zomba de Deus, do Evangelho ou da bíblia jamais poderá ser acusado por alguém como blasfemador contra o Espírito Santo, afinal, nós vemos apenas o exterior, com nossos fracos olhos.

      Excluir
  12. se algum homem de Deus for usado por Deus para curar alguem e uma pessoa disser que é o d..bo que esta fazendo isso essa pessoa está blasfemando contra o Espirito Santo? Deus lhe abençoe desculpe o incomodo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse em comentários e no texto, jamais podemos dizer se alguém blasfemou ou não contra o Espírito Santo. O único que pode julgar essas coisas (pois só Ele sonda o coração) é Deus. Não existe uma lista de regras: "isso é blasfêmia e isso não é...". Não é a palavra que sai da boca e sim o coração de cada pessoa. Mas repetindo o que disse em comentários anteriores. Leia o Novo Testamento, medite. Quando o Jesus da bíblia realmente está em nós e adquirimos a mente dele, esse assunto não mais incomoda e torna-se apenas uma "curiosidade", pois jamais cometeremos este pecado. Fique na paz.

      Excluir
    2. ok obrigado pela explicaçao que Deus continue lhe abençoando a si e a sua familia

      Excluir
  13. oi sou o gabriel me desculpa por esta no anonimo de novo pois não to acertando botar meu nome falar mal de DEUS diser que ele é o d..BO seria uma blasfemia contra DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta é a mesma de todas as anteriores. Abraço

      Excluir
  14. oi sou o gabriel eu sem quere pensei o contrario de qui eu iria pena se presta atenção minha intenção era de pensar : os fariseus atribuiram a obra dO ESPIRITO SANTO ao d..bo so que sem querer pensei ao contrario eu blasfemei?

    ResponderExcluir
  15. blasfemar contra DEUS é mesma coisa que blasfemar contra O ESPIRITO SANTO?. falar de mal de DEUS é falar mal DO ESPIRITO SANTO ?

    ResponderExcluir
  16. Deus é misericordia ele pode todas as coisas.

    ResponderExcluir
  17. Toda vez que esses pensamentos\sentimentos ruins vierem a sua mente repreenda EM NOME DE JESUS CRISTO. ''EU REPREENDO ESSES PENSAMENTOS EM NOME DE JESUS, PAI LEVE ESSES PENSAMENTOS PARA A CRUZ''

    ResponderExcluir
  18. eu tbm to desesperado com isso , tipo em mim vem um monte palavrões eh coisas ruins contra oh ESPIRITO SANTO , mas eu sempre digo ta amarrado milhões eh milhões de vezes no nome do SENHOR JESUS.. sempre até quando to orando,vem tem vez qee eu faço até careta eh falo alto,pra naum falar mal do ESPIRITO SANTO, eh se ah pessoa falar tipo sem qeerer tem alguma consequência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa "amarrar" nada, amigo. Rsrs. Afinal, isso é apenas coisas da sua cabeça. É fruto de medo e repressão. Com certeza formou sua consciência com isso, achando que blasfemar contra o Espírito Santo é ofendê-lo com esse tipo de palavras. Como aprendeu assim, enquanto não desenvolve uma real consciência da Palavra de Deus, essas coisas ficam surgindo. É como dizer a alguém: "vai morrer quem pensar em um cavalo branco". Pronto, qual foi a primeira coisa que acabou de pensar? No cavalo branco! É como também dizer a uma criança: "não coloque o dedo na tomada". É pior: aí que ela vai colocar. O que tem a fazer é entender que ninguém que ama e teme a Deus vai blasfemar contra o Espírito Santo, querido. O receio de fazer isso é uma prova que você não blasfemará, pois para conseguir isso, é necessário que haja uma consciência tão grande da Verdade e mesmo assim, por uma maldade demoníaca, negar o inegável. Leia os evangelhos diariamente, medite sempre e assim sua consciência se desenvolverá na Palavra. Fique na paz. Abraço

      Excluir
  19. to com muito medo acho qee blasfemei contra oh ESPIRITO SANTO to com muito medo ,preocupado eh pensatiivo ...

    ResponderExcluir
  20. como posso saber se uma pessoa cometeu o pecado imperdoável,quais são as atitudes dessa pessoa.esta pessoa quando comete este pecado mesmo querendo voltar atras não tem mais volta.Que rumo esta pessoa deve seguir se esta tudo perdido.


    Elias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo. Leia as repostas que dei a todos os leitores acima, nos comentários, pois vai esclarecer parte de sua pergunta. Alguém que comete a blasfêmia contra o Espírito Santo tem que estar em um estado de tamanha consciência do que está fazendo, que acredito que pouquíssimas pessoas teriam essa capacidade. Além disso tem que estar em um estado de tamanha depravação, mais do que a já existente em todos nós, que seria quase um caso de possessão demoníaca, de tanta maldade no coração. Portanto, fique tranquilo, pois o "querer voltar atrás" é um sinal que essa pessoa não cometeu tal pecado. Só de você ter medo e de querer muito ficar livre disso já demosntra que jamais cometeu blasfêmia contra o Espírito Santo. Fique em paz, amigo.

      Excluir
  21. acabei de enviar um comentário Meu nome é Elias se for possível gostaria de receber a resposta por e mail.( jorgeelias2008@hotmail.com)

    obrigado!

    ResponderExcluir
  22. Uma pequena dúvida... Se para tudo precisa de um criador, onde a religião denomina esse ser como um "DEUS", quem criou DEUS ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, não respondo pela "religião" (pelo menos não pelo conceito atual que temos dela), pois não tenho compromisso nenhum em defendê-la. Mas para quem tem fé, Deus não existe! Isso mesmo. Tudo o que existe foi criado e Deus não é criação, é o Criador. Deus não existe, Deus é! E tudo que existe (por exemplo eu e você) veio daquele que é. Deus não tem origem. Não existe nada antes de Deus, pois ele é Eterno e não está sujeito a tempo, nem a espaço. Esses conceitos relativos são para seres como nós, presos a uma dimensão, num espaço e num tempo. Se isso parece viagem, realmente é. Pois a mente humana é incapaz de compreender e explicar Deus. Se entendê-lo fosse possível, Ele não seria Deus, seria homem. Fé é dom e é loucura para quem não tem. Deus é um escândalo para a mente humana e tolos são aqueles que ousam explicá-lo ou negá-lo, pois ninguém é capaz de compreendê-lo. Abraço, amigo (a).

      Excluir
  23. Bom dia!!! estou sofrendo com uma questao. Gostaria muito que através da sua vida Deus pudesse me esclarecer o que estou passando. Eu sou uma mulher tenho 25 anos, ha 2 anos sou convertida, e no inicio da minha caminhada com Cristo busquei muito o Espirito Santo, mas hoje descobri que o que eu buscava era sensaçoes, eu queria senti-lo palpavelmente, muitas vezes tive experiencias maravilhosas dentro da igreja, mas sei que muitas vezes fui tomada de emoçao, e naquela busca insana por sentir o Espirito Santo eu fingi sua manifestaçao. Hoje sei que de fato muitas das vezes nao tinha nada de Espirito Santo, acho mesmo que foi pura emoçao.
    Uma vez também fiquei em duvida se eu havia sido batizada em linguas ou se eu havia fingido tudo aquilo, e ate hoje nao desenvolvi este dom por medo de estar blasfemando contra o Espirito de Deus.
    Uma outra ocasiao, revelaram em uma igreja que haviam feito um trabalho de macumba contra a minha vida, e colocaram a mao na minha cabeça e começaram a expulsar o demonio, e também creio eu que muito envolvida pisicologicamente naquela situaçao fui tomada de emoçao e quando vi estava la sendo sacudida. Na verdade acho que fui possuida de mim mesma, de uma vontade insana de ver o sobrenatural.
    ja pedi muito perdao pra Deus, mas nao sei se eu blasfemei contra o seu Santo Espirito, não sei se tenho o perdao de Deus. Estou com medo de ser rejeitada. Me ajuda a tirar esta duvida da minha cabeça, ru sei que preciso amadurecer na fé, mas preciso saber se tenho chance pra isso. Desde ja te agradeço que Deus o abençoe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela. É nítida a sua preocupação e medo.
      Eu entendo o que diz, pois há muitas pessoas que passam por situações semelhantes. De forma alguma julgarei o acontecido apenas pelo seu relato, mas tudo o que levantou como hipótese é possível sim. Eu já tive o desprazer de receber um suposto "dom de línguas" quando criança, quando na verdade apenas repeti o que alguém pediu que eu repetisse. No momento chorei, dizia que estava "sentindo muito a presença de Deus" (como se fôssemos movidos por sensações e emoções, ao invés de fé), mas foi passageiro.

      Mas amada, dons não são para todos que querem ou que buscam. Dons são dados por Deus e vão receber aqueles que Ele julga ter necessidade. Não fique na angústia de querer de qualquer jeito. Não é assim. Quanto ao trabalho de macumba, quem vive o Evangelho e crê que nenhuma condenação há para ele e que toda maldição foi pregada na Cruz, jamais será afetado por espíritos (ídolos) que Paulo diz que nada são. Então viva com Cristo e descanse em paz. Se foi possessão ou não no seu caso, não sei, mas que muitos rolam no chão por "sugestão" (fenômenos psíquicos) é fato. Todos temos um estereótipo de possessão demoníaca na cabeça, então em muitos casos, com as "emoções" afloradas, isso pode acontecer sim. Mas claro que existem as reais. Mas isso já ficou para trás.
      O que quero dizer a você mesmo é que fique tranquila, pois apenas esse seu "temor" é uma prova que você nunca cometeu nenhuma blasfêmia contra o Espírito Santo. Uma pessoa para cometer tal ato, tem que ter um grau tão grande de frieza, de consciência do que faz e de entendimento do Evangelho (sim, será uma negação quase demoníaca de algo que ele tem plena convicção, mas que por interesses obscuros quer conscientemente negar) que poucas pessoas na humanidade teriam tal "capacidade". Com certeza não é o seu caso, irmã, pois se fosse, sua consciência jamais a incomodaria. Qualquer pessoa que tem receio de ter blasfemado, é porque não blasfemou. Fique em paz, pois Deus nunca despreza um coração quebrantado e contrito. O Evangelho ensina que Deus não deseja que ninguém se perca e sim, que todos se arrependam e sejam salvos. Todo aquele que o procura de coração, com sinceridade e temor o encontra. Jesus nos ensinou que se quisermos andar com Ele era para tomarmos a nossa Cruz e o seguirmos. Ele está de braços abertos esperando você, querida. Sejamos juntos discípulos de Cristo. Vamos aceitar o fardo e o jugo de Jesus, que é leve e suave e assim viveremos em amor, servindo ao próximo, fazendo da nossa vida uma constante adoração, em Espírito e em Verdade. Ele nos chama para sermos não só discípulos, mas também amigos. Então venha para o Caminho de Jesus, que é vida, é Verdade, é Luz, é Graça. O medo não tem lugar em nossa vida quando nos entregamos genuinamente e ele e aceitamos o seu Sacrifício na Cruz, que cobre TODOS os nossos pecados. Com essa consciência, seremos convertidos a cada dia em discípulos melhores e teremos a "mente de Cristo". Prossigamos nesta caminhada, vivendo o Evangelho não apenas em horários e datas marcadas e sim, na vida. Até nosso respirar é uma adoração e louvor a Deus quando estamos seguindo sua Palavra.

      Ore a Deus com sinceridade:

      "Senhor, a minha alma anseia por Ti. Não esconda de mim a Tua face. Venha ao meu encontro, perdoa meus pecados e me faça discípulo fiel. Entrego minha vida a Ti, para que a partir de hoje, meus desejos fiquem delegados a um segundo plano e que a Tua vontade prevaleça sempre sobre mim. Sei que passarei por problemas, dificuldades e perseguições por causa do Teu nome, mas o Senhor prometeu que era para eu jamais desanimar, pois o mundo foi vencido na Cruz. Que o Espírito Santo habite o meu coração por todos os dias e que me mantenha sempre no processo de conversão ao Evangelho puro e simples de Jesus, me fazendo produzir cada fruto do Espírito, como a mansidão, o amor e a paz. Amém"

      Fique na paz e grande abraço!

      Excluir
    2. Obrigada irmão!!! que Deus o abençoe e te encha de sabedoria, para que continue sendo canal de bençao na vida dos outros.

      Excluir
  24. Bom dia Wésley Câmara, me chamo Rebeca e ultimamente tenho tido uns pensamentos perturbadores e fico pensando que estou blasfemando conta o Espírito Santo. Fico com muito medo e esses pensamento acabam vindo, mas não é que eu queira senti-los, tudo o que mais quero é me livrar deles, pois tenho muito temor ao meu Deus e jamais quero blasfemar contra o Espirito Santo. Estou muito nervosa e não sei o que fazer. Será que estou blasfemando, pois sei a verdade e mesmo assim ficam vindo esses pensamentos na minha cabeça? Como posso ter certeza de que o pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo é aquele em que a pessoa conhece a verdade e mesmo assim ela endurece seu coração? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rebeca. Leia com calma o texto acima novamente. Entenda que uma pessoa para conseguir blasfemar contra o Espírito Santo tem que ter um grau de compreensão tão grande do Evangelho e tendo plena convicção disto, passa a negar a Cristo de forma consciente e intencional, com um grau de maldade imenso no coração. Uma pessoa que comete isso, jamais se preocupará com esta questão, querida. o grau de empedramento do coração e de "endiabramento" da mente é tanto, que ter receio, medo ou temor é algo que ela jamais sentirá. A maior prova que uma pessoa não cometeu tal blasfêmia é o medo de ter cometido. Não há sinal mais evidente do que este. Agora veja bem, Rebeca, você acha que Deus condenaria alguém por blasfemar "sem querer"? Se você sente algo que não quer, é impossível cometer isto. Fique tranquila, tire isso de sua cabecinha e leia o novo Testamento todo. Faça isso com calma, sem pressa e procure entender como é Jesus, como ele lidava com as pessoas, como ele desejava que todos fossem salvos... Ele amava até mesmo os indivíduos mais pecadores, sujos e maus. Ele ama você também, maninha. Olha só: não deixe de meditar mesmo nos evangelho. Entenda o que é Evangelho e guarde-o no seu coração. Quando tiver esta consciência, nunca mais sentirá essa aflição. A Palavra de Deus é Espírito e Vida e se hoje você está desesperada é porque o que aprendeu não é Evangelho. Tenha certeza disso. Mesmo que tenha aprendido em lugares bonitos, com pessoas boas, mas a Palavra de Deus jamais deixaria uma pessoa sofrendo assim. A Palavra geram vida, amor, arrependimento, quebrantamento e conversão. Você viu o que os fariseus fizeram para receber esse ultimato de Jesus? Eles sabiam exatamente que ele era o Cristo, mas por amarem mais a religião, o status, o poder, a aparência e os títulos humanos, negaram o Espírito Santo de forma consciente. Eles eram pessoas que conheciam profundamente as escrituras. Não blasfemaram pensando algo que não queriam pensar... Mas fique em paz, e quanto mais consciência do Evangelho tiver, menos se preocupará com isso e quanto menos se preocupar, menos esses pensamentos virão em tua mente. Nem mesmo um ateu consegue blasfemar assim xingando e ofendendo a Deus (pois é quase sempre fruto de ignorância e de ausência de encontro com Deus), quanto mais uma pessoa sincera e quebrantada como você. Fique em paz, amada. Abraço

      Excluir
  25. Irmaos meus, família nossa, esta escrito ...
    Tema a Deus e siga os seus mandamentos porque este e o dever de todos os filhos dos homens.
    Nos devemos e precisamos temer a Deus, nada mais. O Amor do Altíssimo nos protege em Cristo, livrando nossa alma da morte, de muitas ciladas, dardos inflamados, veneno mortal ... Como disse o Senhor ...
    ... Observai os lírios do campo, que nao tecem e nem fiam, contudo nem Salomão em toda a sua gloria vestiu-se como um deles. Ora se Deus veste assim a erva que esta no campo e amanha e lançada ao fogo, quanto mais a vocês, homens De pequena fe.
    Nao andeis ansiosos sobre o que comer ou beber, Nao se entreguem a inquietações.
    Porque As pessoas do mundo e que correm atras destas coisas, Mas O Pai Sabe que necessitais delas. Buscais antes de tudo o Reino de Deus e a sua justica, e todas estas coisas vós serão acrescentadas. ... E Nosso Senhor e Cristo continua ...
    Nao temais o pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar A vós o Seu Reino.
    Vendei os vossos bens e dai esmola, fazei para voz outros bolsas que nao desgastem,
    Tesouro eterno nos céus, onde nao chega o ladrão e a traça nao consome, porque onde estiver o seu tesouro, ai estará também o teu coração.

    Ananias e Safira em atos 5, pelo amor ao dinheiro mentiram ao Espirito Santo, Isto e exemplo para nos, para que temamos a Deus, mas e O próprio Deus que efetua em Nos tanto o querer quanto o ralizar e este infinito Amor, protege os pequeninos escolhidos ... Em Cristo " Meu Pai e maior do que todos, ninguém pode arranca-los das maos de meu Pai" ... Gloria a Deus por esta graça, palavras de amor e verdade ditas pelo Nosso Senhor e Cristo, Amem.

    Ass: pequeno servo e discipulo de Cristo.

    ResponderExcluir
  26. mas afinal o que é blasfêmia?
    ás vezes me pergunto se isso não é uma coisa inventada para que as pessoas possam cometer
    o pecado sem medo...sei lá talvez eu esteja errada quanto a isso mas é o que penso.
    gostaria de saber se pensar em sexo é uma blasfêmia ?
    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não minha, querida, pensar em sexo não é blasfêmia. Muitas vezes usamos esse termo, por exemplo para dizer que o comércio que alguns religiosos fazem com a fé é uma blasfêmia contra Deus. E realmente é. Porém, ao meu entender, nem isso chega a ser a blasfêmia contra o Espírito Santo, o pecado sem perdão que a bíblia fala. Até mesmo esses líderes inescrupulosos (que para mim são os que tem maior probabilidade de cometer tal pecado) terão que ter um grau tão alto de consciência do Evangelho, de maldade no coração e de disposição consciente em negar a real ação e a Palavra de Deus, que dificilmente alguém conseguiria tal façanha, porém, eles devem ficar espertos. Agora, uma pessoinha sincera como você, que procura viver os ensinos de Jesus, procura fazer Sua vontade e fugir da aparência do mal, com todo temor, jamais cometerá essa blasfêmia, por mais pecadora que seja.
      agora, o que é? Não tem como dizer um fato que seja essa blasfêmia, pois ela depende não do ato e sim, da motivação.
      Fique na paz. Abraço

      Excluir
  27. Mulher Virtuosa, pequenina do Senhor, nao fique aflita, crê somente ... Esta escrito nas sagradas escrituras ... "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará" ... "Buscai pois em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as outras coisas vos serão acrescentadas." ... " se pelo Espirito mortificardes os feitos da carne" ... " A carne luta contra o Espirito" ... Ore ao Senhor sempre, porque isso e muito bom.

    Ananias e Safira foram recolhidos conforme o pecado contra o Espirito Santo, isto e exemplo para nos, para que tenhamos temor e tremor diante do Senhor de Tudo e de Todos ...
    Porém nos vivemos, estamos vivos agora e temos vida em abundância, graças aquEle que nos Amou primeiro, e esta Graça nos basta. Amem.

    Que o Amor do Altissimo te proteja e te guarde em Cristo, o Messias Prometido.

    Ass: pequenino servo e discípulo de Cristo.

    ResponderExcluir
  28. tenho uma duvida quem esta sujeito a pecar contra o espirito santo so os evangelicos ou qualquer ser humano na face da terra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os evangélicos são como qualquer outro ser humano da face da Terra. A única diferença é que são da religião evangélica. A blasfêmia contra o E.S. pode ser cometida por qualquer pessoa que tenha plena consciência do Evangelho (não digo ensino religioso e sim, Evangelho de Jesus) e que por pura maldade nega as obras dEle...

      Excluir
  29. Ola wesley tenho uma duvida e isso me tem causado medo e preocupacao,ha mais de um mes tenho sofrido com pensamentos e medos de ter cometido tal tipo de pecado,e isso me tem tirado o sossego,e esta me corroendo,preciso de uma direcao...pq toda as veses que falo no assunto de peca contra o ESPIRITO isso me abala pq eu tenho medo de cometer isso e pra sempre ficar longe do meu SALVADOR,tenhi esse temor...recentemebte subi ao monte com alguns irmaos e a presenca do SENHOR estava em nosso meio mas vi um amigo falando em linguas ai eu por medo,por estar lutando contras esses pensamebtos, ai veio a minha mente "é demonio"mas nao queria pebsar isso e fiquei com medo mas eu sabia que era o SANTO ESPIRITO do SENHOR em nosso medo,meu coracao dói,tenho pensamentos que nao queria pensar e fico com medo de pensar que o SENHOR pra toda eternidade ficara longe de mim....oque eu nao quero ..eu amo o ESPIRITO e nunca faria tal coisa eu amo JESUS mas estou angustiado e com medo e preocupado...por ter pebsado algo que nao queria...eu blasfemei irmao.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, não se angustie assim, irmão. Leia também as respostas dadas às pessoas que comentaram antes de você aqui. Seu caso é semelhante. Não se culpe, nem fique com medo por ter pensado, por algum motivo, que algo que viu não era de Deus e sim, do demônio. Vou lhe dizer uma coisa, amado. Não julgarei algo que não vi, mas nos montes há pessoas sinceras que sobem para orar, mas a maioria é para ver algo sobrenatural acontecer. E acontece todo tipo de coisa. Deus pode agir? Claro! Mas geralmente o que se vê é falta de ordem, bagunça e infantilidades praticadas como se fosse ação de Deus. Não que seja o diabo, mas pode ser a própria falta de controle humana mesmo daqueles que não entenderam o Evangelho e não assimilaram os ensinos dos apóstolos. Independentemente do que for, mesmo que tenha pensado ou dito que seria do diabo, isso não é blasfêmia contra o Espírito Santo, irmão. O seu medo e seu "peso na consciência" mostra que você teme isso e jamais cometeria tal blasfêmia. Se tem receio, é sinal que não cometeu e não cometeria. Quem blasfema, jamais tem culpa ou medo. Tem que ser uma maldade sem tamanho, para conscientemente ter CERTEZA da ação de Deus e negar com consciência isso, para benefício próprio. Não tem nada a ver com essas dúvidas que todos temos, nem com angústias humanas de pessoas sinceras, nem com xingar o Espírito Santo em algum momento de crise... Que Deus é esse que nos ensina o perdão incondicional, que deu a vida na Cruz para perdão de TODOS os pecados nossos e que vai condenar alguém por pensar algo, mesmo que seja errado? Sabe o que faz? Ore a Deus e diga: "Pai, se aquele dia era o Senhor agindo, me perdoe pelo que eu disse e me ajude a discernir quando o espírito provém de Ti e quando é engano." Afinal, essa diferenciação (julgamento) Pedro nos exorta a fazer.

      Fique em paz, na paz, pois se pecou, está perdoado em nome daquele que ama, perdoa e nos ensina a fazer o mesmo: Jesus!

      Excluir
  30. Wesley estou passando por um momento muito dificil da minha vida satanas irou— se contra mim e tem me destruido de tal maneira que tirou minha felicidade e vontade de viver.Quando ouço a palavra de DEUS vem um mal tao grande na minha mente ,xingo ate penso coisas que outros seres humanos nunca pensariam.Acredito que meu DEUS e vivo quero ser liberto mas nao consigo.Por favor pois temo a todo momento pela alma
    .

    ResponderExcluir
  31. Acho que sou o terceiro Gabriel que passa por isso...
    NÃO É FÁCIL
    eu tenho fé, mais vou te dar um exemplo (tenho 14 anos)
    se eu ouço o nome de Deus, coisas horríveis passam pela minha cabeça, mas elas não saem do meu íntimo, entendeu?
    se eu ouço que Deus é bom, O que eu tenho certeza, passa pela minha cabeça que Deus é... passam palavrões, coisas ruins, não sei da onde vem... você parece ser inteligente e ter fé, então te peço, me dê uma luz.
    As vezes também passa pela minha cabeça que tudo de ruim que penso (vamos supor, tragédia ou acidente) vai acontecer comigo ou minha família, não tá fácil, me ajude, por favor e já digo OBRIGADO .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, isso tudo que você sente é um medo, um pânico, um trauma talvez... Em parte poderia ser explicado pela sua idade, pois é comum esses conflitos psicológicos na adolescência e quando soma-se a isso uma visão religiosa distorcida do que Deus é, pode gerar esse tipo de reação. Isso passa ou com sua idade aumentando ou, o que independente disso, com uma consciência sua a respeito de Deus, do Evangelho, da Palavra.

      Esse "pânico" e receio fora do normal de ter blasfemado contra o Espírito Santo é fruto não de temor a Deus e sim, de "medo de Deus". Pois quem o teme, o ama e tem dentro de si uma fé genuína no Deus revelado em Cristo, tem paz no coração. Essa insegurança não vem do Evangelho, pode ter certeza. Mas o que digo a você é o que venho dizendo a todos: creia no Deus revelado em Cristo, nos evangelhos. Leia o novo testamento. Faça disso um hábito. Ore a Deus para que lhe dê paz. Quando tiver essa consciência de quem realmente Deus é (e não do que alguém prega para você que Ele seja), você deixará de ter medo e terá temor, que é bem diferente. Cabe a você tomar iniciativa para deixar esse medo para trás, maninho, até porque o medo é algo que o diabo adora. Ele se aproveita disso para acusá-lo e fixar em sua mente que você blasfemou. Esqueça isso, amigo. Em Cristo você tem garantia do perdão de todos os pecados que cometeu e que um dia cometerá inevitavelmente. Você crê nisso? Se tem fé, fique em paz. Pare de lutar contra algo que não existe. Deixe essa culpa de lado e se alguém lhe ensinou que Deus é esse ser que procura fraquezas humanas para condenar um de seus filhos, acredite: isso que pregaram a você não é Deus e sim, a descrição perfeita do diabo. Você não será condenado por isso. Cristo consumou e garantiu seu perdão na Cruz. Quanto mais você confiar, menos culpa e medo terá e quanto menos culpa, mais paz e menos terá desses impulsos mentais. Fique em paz. Abraço

      Excluir
    2. Meu amigo,quanta sabedoria por parte sua hein?'
      É o Gabriel, que você acabou de responder.
      Vou continuar pedindo sua ajuda rsrs...
      Bom esses pensamentos ruins (não o de blasfêmia) já estão comigo, acredito há cerca de 2 a 3 anos.
      Começou quando eu achava, que tudo que eu pensasse, vamos supor "amanhã vai chover", iria acontecer ou seja, iria chover. Aí eu comecei a pensar, há, eu vou sofrer, e ficava com medo.Acho que um dos primeiros foi assim, do nada eu pensei "minha mãe vai morrer com 47 anos", no dia depois do aniversário dela de 48, eu achei que tudo tinha acabado, era uma prova que os pensamentos não tem poder, mas eles voltaram um dia depois, diferentes.
      Voltaram piores, suponhamos, acabei de ver ou ler que não devo chamar a Deus de A, nem de B, aí o que eu penso??? Deus é A, e mais A e também é B.
      Só que eu não tenho controle, entendeu?
      e há 2 semanas, quando li a bíblia e vi, "todos os pecados serão perdoados, menos esse..."
      ADVINHA O QUE EU PENSEI?!, pensei um monte de coisas ruins, amaldiçoando o Espírito Santo, falando, há eu amo o Diabo (MAIS EU NÃO AMO O DIABO, óbvio) mas é uma coisa que me entristece sabe..., por que comigo?
      Complicado isso, não acredito que seja uma ideia ruim que eu tenha de Deus, vejo isso como pura insegurança e falta de fé, mais simplesmente não consigo vencer.
      P.S. Leio a Bíblia todo dia.
      Eu quase não consigo usar o PC, porque fica vindo muita coisa ruim...
      Quando estou na escola, ou com meus amigos, raramente algo ruim passa pela minha cabeça.
      Complicado isso né, continuo pedindo sua ajuda, aguardo resposta.
      Abraço, Fique com Deus.

      Excluir
    3. Gabriel, seja sincero:
      - Você diz ler a bíblia diariamente, já leu este texto, leu todas as minhas respostas às suas angústias e provavelmente leu todas as respostas que dei aos outros leitores. O que eu digo em todo comentário é praticamente a mesma coisa, com palavras diferentes. Sendo assim, você sabe que não blasfemou contra o Espírito Santo, sabe que com a consciência que você tem hoje do Evangelho seria impossível blasfemar e sabe que jamais blasfemará.
      - Você já sabe que essa blasfêmia não tem nada a ver com xingar o Espírito Santo de um Palavrão, nem fazer piadas dele, nem negar sua existência de forma ateísta. Essas atitudes seriam ingenuidade, ignorância do Evangelho, insegurança, mas não, a blasfêmia.
      - Jesus morreu por todos nós, para tirar os nosso pecados. Portanto, seja por insegurança, por imaturidade ou outro motivo, não importa. Jesus morreu para tirar seu pecado. Então, creia na Graça e descanse.
      - Uma pessoa que mostra arrependimento de algo que tenha feito ou dito, é sinal que já está perdoada. Sim, quando o homem se arrepende, é sinal que antes dele tomar essa atitude, Deus já entrou com o perdão e tocou em sua consciência. Tenha certeza que ninguém se arrepende sem ser tocado pelo Espírito Santo. Então, sim. Ele está em você.
      - Você diz a todo momento que essas coisas que faz ou pensa são mais fortes que você. Ou seja, isso nunca seria uma blasfêmia. Não é algo feito deliberadamente, com consciência e desejo profundo e real de se separar de Deus, de negar a divindade de Deus por conveniência, por maldoso interesse. Você não teria essa força, amigo. Nem se quisesse. Acredite.
      - Esses relatos seus de sua mãe, por exemplo, não tem nenhuma relação com a blasfêmia contra o Espírito Santo, mas eles denunciam que você está tendo um conflito mental importante, que deve ser tratado. Esse conflito faz você buscar explicações e elas são encontradas por você no campo da "blasfêmia".
      - Deus nunca iria castigar um filhinho seu por causa de uma fraqueza, um problema, uma imaturidade, uma insegurança, um conflito.

      Você sabe que não blasfemou, então, tranquilize-se. Quanto mais se preocupar com isso, mais medo virá. E quanto mais medo, mais culpa... E assim cria-se uma bola de neve que cresce cada vez mais. E sem motivos reais! Você só está perdido na insegurança e em alguns conflitos psicológicos que merecem atenção e ajuda. Portanto, não acredito que outras palavras minhas aqui possam servir para tirar algo de você que você não tem (o achar que blasfemou). O que aconselho sinceramente é que procure ajuda médica. Converse com seus responsáveis e peça ajuda. Peça que marquem uma consulta com um especialista. Estou no 5º ano de medicina e aconselho com todo amor e sinceridade você a procurar um psiquiatra. Calma, isso não é médico de louco, se é que tem essa ideia errada na cabeça. A psiquiatria é uma especialidade que trata justamente desses conflitos mentais. O médico poderá lhe ajudar nessa sua busca por segurança. Talvez uma conversa com ele resolva, talvez ele lhe indique um medicamento por um tempo. Não sei. Mas com certeza você será ajudado, ok, amiguinho? Se tiver com muito receio, procure um psicólogo, que poderá lhe ajudar dependendo do caso.
      Se quer ficar livre disso, tem que assumir suas fraquezas e aceitar ajuda. O problema não é o Espírito Santo. O problema é você. Aceite isso, faça sua parte, pois o perdão de Deus a você já está garantido na Cruz. Agora, sua parte, você é quem faz.

      Abraços e fique na paz, maninho. Desejo a você tranquilidade, alegria, crescimento espiritual e segurança total na Graça de Cristo.

      Excluir
  32. Me ajuda estou muito aflito um dia estava lendo sobre isso e tinha uma frase falando que pessoas fala que espirito santo e filho do demonio e isso ficou na minha mente e toda vez que acho que não blasfemei vem um pensamento que eu vou para o inferno por falar isso estou com muito medo não consigo dormir,comer estou com medo..sempre oro..amarro esses pensamentos mais ele continua...Deus me perdoa por isso ? Obrigado fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia as respostas acima, dadas a outros leitores, amado. Essa atitude de falar essas coisas é sinal de imaturidade, de ausência de uma consciência profunda do Evangelho, que depende de você para passar. Leia os evangelhos, o novo testamento todo. Faça virar um hábito a meditação nas escrituras. Ore a Deus para que o ajude. Mas tenha paz no coração. Blasfêmia contra o Espírito Santo não é xingá-lo com um palavrão, nem outro tipo de ofensa. E só por se preocupar com isso é uma prova que jamais blasfemou. Fique em paz e creia que Jesus cravou todos os seus pecados na Cruz. Abraço

      Excluir
  33. Qualquer tipo de ofensas contra espirito santo avendo arrependimento Deus perdoa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito mais do que isso. Se há arrependimento, é sinal que essa ofensa nunca aconteceu. Pois se tivesse acontecido, a "morte da consciência" jamais teria retorno. O arrependimento acontece quando o Espírito Santo manifesta na pessoa a consciência de um pecado que já foi perdoado. Fique em paz.

      Excluir
  34. Eu estava deitado e derrepende veio um pensamento o espirito vai queimar no inferno...estou com muito medo pois acho que foi muito grave ja pedi perdão para Deus mais o demonio parece que quer que eu penso que vou para o inferno e isso me deixou muito aflito por isso...Creio em Deus eu sei que ele perdoa tudo mais as vezes acho que esse pecado e imperdoavel...Espero a resposta muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia os comentários e as respostas dadas aos outros leitores (logo acima de você) e essas respostas poderão lhe ajudar, pois seu caso é idêntico e repetiria a você tudo o que disse a elas. Fique em paz. Cristo morreu por seus pecados, até aqueles que ainda cometerá. Abraço

      Excluir
  35. Boa dia...queria tirar uma duvida vi uns comentarios em outros lugar e pessoas passava a mão nas parte intima e vinha uns pensamentos estranho com Deus ou jesus...isso e blasfemia ?o demonio e tao sujo que chega nesse ponto ...obrigado desculpa por essa pergunta mais achei estranho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não... Isso pode ser uma série de coisas, como ignorância, infantilidade, imaturidade, transtornos psicológicos... Mas uma pessoa com um nível de consciência dessas (tão baixo, raso) não conseguiria sequer chegar perto da "Blasfêmia contra o Espírito Santo". Abraço. Fique na paz

      Excluir
    2. Ate na masturbação isso acontecer ? E Deus perdoa isso ?

      Excluir
    3. Olha. Não entenda como uma piada, mas como uma verdade: uma pessoa que pensa no Espírito Santo ao se masturbar precisa é de ajuda de um profissional. Um psiquiatra ou um psicólogo, pois isso não é nem um pouco "comum" ou "normal"... Abraço.

      Excluir
    4. Então isso e uma blasfemia ? E se houver arrependimento ? Deus perdoa ?

      Excluir
    5. Sim, com certeza Deus perdoa, afinal, Cristo se entregou para que TODOS os nossos pecados fossem perdoados. A única exceção dita nas escrituras é essa blasfêmia, que ninguém que tenha culpa ou receio de realizar isso, conseguirá cometer. Como disse anteriormente, isso que citou é um ato de alguém que não tem maturidade no Evangelho, mas blasfêmia não é algo, com todo respeito, ingênuo (?) e infantil assim, amigo. Blasfêmia é uma escolha séria, maldosa, consciente de alguém que tem um profundo conhecimento da verdade e por conveniência a nega. Abraço

      Excluir
  36. Eu fico com esses pensamentos e vem palavras no pensamento eu começo a gritar e me sinto .Passei muito mal,nao consigo durmi ..e assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um "deus" que manda alguém para o inferno por algo que reflete uma fraqueza desse tipo não é Deus, Luciane. Deus não se prende a esses conflitos mentais humanos. Fique em paz, amada. Leia o Novo Testamento em sequência e vá criando uma consciência no Evangelho. Verá que ficará livre disso. Quanto mais consciência tiver, menos medo e culpa terá e consequentemente, menos esses pensamentos virão em você. Abraço e fique na paz.

      Excluir
  37. Eu passei mal quando pensei nisso pois ficar no inferno eu nao quero ,mas Deus é tao bom que me iluminou para vir aqui e estou bem!!

    ResponderExcluir
  38. Bom dia a todos. sou espírita, pesquiso as bíblias, evangélica, católica e a de Jerusalém. not disparidades de traduções, entretanto, tenho a minha individualidade, e por isso, escolho a que melhor se encaixa como que penso. Infelizmente, a maioria dos evangélicos, não todos, dizem com toda convicção que tudo do espiritismo é coisa do diabo, lendo a sua explanação, que concordo até certo ponto, entendo que cometem o mesmo pecado que os escribas e Fariseus, quando disseram que Jesus curava através de Belzebub. O que discordo de você, quando fala que podem se arrepender enquanto vivem, pois se morrêssemos de causa natural tinha sentido, porém podemos morrer por outras causas, o que não permitiria o arrependimento em vida. Ora morrendo eu fora de hora, seria justo, a condenação eterna? Aqueles que nascem e morrem sem pecar, isto é, ainda novinho, no seio da mãe, vai direto pro céu, sem ter experimentado o mal mundano? então não podemos de forma nenhuma, julgar as pessoas, pois isso cabe a Deus. nós espíritas acreditamos em outra vida em outro corpo, e na evolução do ser espiritual. em Jó é dito, nós somos de ontem e nada sabemos. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, meu querido. Não irei começar aqui um novo debate, pois o assunto e foco do texto não é esse. Mas a questão do arrependimento é bem complexa e não é meramente um confessar com palavras. Arrependimento é algo que acontece primeiro no coração e homem nenhum pode julgar isso. Além disso, Paulo ensina que o perdão de Deus precede o arrependimento, que seria a resposta humana a esse perdão já conquistado:

      "Se, QUANDO ÉRAMOS AINDA INIMIGOS, FOMOS RECONCILIADOS COM DEUS PELA MORTE DE SEU FILHO, com muito mais razão, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida." (NVI) - Romanos 5:10

      "Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor QUANDO AINDA ÉRAMOS PECADORES." (NVI) - Romanos 5:8

      Fomos reconciliados com Deus na Cruz (seja uma criancinha que morre ou uma pessoa que vive 80 anos), no Sacrifício do Cordeiro de Deus.

      O segundo ponto é que você está colocando todas as coisas em conceitos que só existem neste mundo, nesta dimensão, para o homem, como: tempo e espaço. Um Deus Eterno não está sujeito ao tempo e nosso nome já está escrito no livro da vida do cordeiro ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO. Nossa vida aqui e agora está ocorrendo na perspectiva humana apenas, pois para Deus e em Deus, nós todos ainda vamos nascer, estamos vivemos e já morremos. Em Deus Abraão está vivendo, assim como Davi, Isaías, Pedro, Paulo, eu e você. "Tempo" é uma criação de Deus para Suas criaturas, mas Ele não está sujeito ao tempo. Por isso é Eterno. Parece viagem isso, mas o homem realmente não tem como compreender essas questões divinas. Agora, se acharmos que nossa salvação, nossa eternidade depende de algo que fazemos aqui e agora, é algo extremamente raso. É claro que isso de forma alguma tira nossa responsabilidade, mas sabemos que nossa salvação não depende do que fazemos e sim, do que Cristo fez. Assim, fico pacificado e em paz, essas questões de blasfêmia não me atormentarão. Ninguém nasce ou morre sem pecar, pois o homem nasce já em pecado e contra a santidade de Deus. Pecado não é meramente o que eu faço e sim, o que eu sou. Por isso Cristo se entregou por mim. Portanto, os conceitos de passado, presente e futuro/ Ontem, hoje e amanhã são formas humanas de entender o incompreensível.

      Abraço, amado e fique na paz.

      Excluir
  39. Eu vi o negocio sobre a masturbação e mtt errado fazer isso .....e vc disse que a pessoa tem que se tratar pois isso não e normal..mais se for um pensamento for involutario do nada a pessoa pensa alguma coisa de Deus relacionadao sexo e passa esse pensamento...isso precisa se tratar? ou e o diabo que coloca no pensamento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu disse que uma pessoa que se masturba pensando em Deus ou no Espírito Santo precisa de tratamento psicológico, pois um ato de cunho sexual em condições normais vem acompanhado de pensamentos também de cunho sexual. Como eu disse várias outras vezes, isso é sinal de imaturidade, de medo, de culpa, de ignorância do Evangelho, mas de forma alguma é blasfêmia, nem significa que o diabo tem a ver com isso. O tratamento nesses casos é desenvolver consciência na Palavra de Deus. Orar, abrir a bíblia diariamente e ler todo o Novo Testamento, em sequência, com atenção. Quando o Evangelho ficar claro e firmado no coração da pessoa, esse tipo de pensamento será algo tão sem significado perante a Cruz, que nunca mais incomodará. Abraço e fique na paz.

      Excluir
  40. Gostaria de saber se blasfemei pois um dia estava na igreja e começou vim pensamento malignos que um irmão conto testemunho e veio em minha cabeça que nao era Deus"Pensamento" Pois em meu coração eu tinha certeza que foi Deus que fez aquele milagre.. e ao irmão que estava atendendo vinha que era o diabo... mais em meu Coração eu sabia que era o espirito santo que revela a Palavra santa ao seu povo, Eu amo a Deus, eu me arrependo dos meus pecados.. mais fica em minha cabeça esse pensamento que ja pequei e que não tem volta que serei condenado.. voce pode me ajudar respondendo Obrigado. A paz de Deus esteja com todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo (a) anônimo. Infelizmente esse tema "blasfêmia contra o Espírito Santo" é um trauma no meio cristão-evangélico moderno. As pessoas são ensinadas desde sempre a terem certas condutas, comportamentos e pensamentos, senão... será uma blasfêmia sem perdão. Isso deixa as pessoas vivendo com MEDO e quando elas "tropeçam" nesses pontos, são pegas pela CULPA que foi cultivada na mente delas.

      Amigo (a), isso não é o ensino de Jesus. O Evangelho nos ensina consciência. É isso que precisa buscar através de leitura diária das escrituras. Abra a bíblia no novo testamento e vá meditando com calma em tudo, se isolar capítulos. Leia do começo ao fim, de forma sequencial. O entendimento do Evangelho nos livra desses medos e dessas culpas. Sugiro que leia as últimas respostas dadas a outros leitores, em comentários acima, que poderão lhe ajudar.

      Fique em paz, não importa o que tenha realmente acontecido no "testemunho" que você ouviu desse irmão. Se acusou injustamente no pensamento, foi uma ingenuidade e ignorância sua. Se julgou corretamente não mudará nada. De qualquer forma, isso não é blasfêmia contra o Espírito Santo, querido (a). Se tem essa preocupação é a maior prova que você nunca cometeu essa blasfêmia. Quem blasfema jamais se preocuparia com isso, pois faz conscientemente e por maldosa e quase maligna decisão após ter um conhecimento profundo do que realmente é de Deus.

      Fique em paz.
      Abraço

      Excluir
  41. Realmente faz todo sentido o que você diz por que Jesus não disse que os fariseus e escribas chegaram a cometer o pecado, por que toda via os fariseus queriam na verdade atacar Jesus, eles não tinham a intenção de atacar o Espirito Santo, porém estavam com os corações tão duros que acabaram não respeitando o Espirito de Deus, porém acredito eu que Jesus disse com a intenção de ensinar que todo aquele que para provar o contrário do que o Espirito Santo faz relaciona a obras dele ao maligno constantemente medindo as consequências acaba tornando-se impossível a presença do Espirito Santo no próprio...

    ResponderExcluir
  42. Parabéns, por esse lindo esclarecimento sobre um assunto tão polêmico e que tem assustado tirando o sono de muitos cristãos no mundo, eu mesmo era um desses no meio da multidão mas agora o Santo Espírito de DEUS falou forte ao meu coração através da sua vida. Amado DEUS em Cristo JESUS continue abençoando vc e sua família.

    ResponderExcluir

Concorde, discorde ou critique, mas sempre com educação.

Serão excluídos:
- Palavrões e xingamentos dirigidos a qualquer pessoa, grupo ou entidade.
- Expressões racistas ou preconceituosas.


O autor não se obriga a aceitar comentários:
- Com único intuito de propaganda.
- Anônimos sem identificação na mensagem*.
- Duplicados.
- Não relacionados ao assunto da postagem.


* Recomendo que faça o comentário conectado à sua conta do Google ou à outra qualquer. Embora comentários anônimos possam ser aceitos, caso opte por isto, identifique-se, no final de sua mensagem. Obrigado!