Seguidores

O primeiro milagre – da água para o vinho

 
     Texto base: João 2:1-11.

     No capítulo 2 do Evangelho de João encontramos o primeiro milagre de Jesus, isso mesmo, o primeiro! O versículo 11 deixa claro que a afirmação de alguns, que Jesus já teria feito milagres em sua infância ou em sua juventude, não passa de “ladainha”:

“Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória”...

     Além de falar do primeiro milagre, este texto chama a atenção em vários momentos. Primeiramente, observamos que se tratava de uma festa e Jesus havia sido convidado. O convite chegou a Jesus e o mesmo foi ao casamento, pois nunca ignora um chamado. Ele está presente em todos os momentos de nossas vidas, desde os eventos mais simples até os momentos mais marcantes. E foi justamente em uma ocasião cotidiana que realizou o primeiro milagre. Não foi em um templo, nem em um culto, nem entre os “bispos doutores fulano de tal”, e sim, entre pessoas comuns, que deram ouvidos à Sua voz.
     O vinho, na época, era um símbolo de alegria, portanto, não poderia faltar em uma festa. Porém, em dado momento, se esgotou e Maria (mãe de Jesus) veio até o Mestre para anunciar o ocorrido. E a resposta que obteve foi interessante: “Minha hora ainda não chegou”. Essa declaração demonstra que o Senhor tem hora certa para agir. Não é quando queremos ou quando achamos que é o momento oportuno e sim, quando Ele quer.

     “Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.” - Versículo 5

     Neste trecho há uma referência à obediência. Não basta aceitá-lo e reconhecê-lo. Devemos também
dar ouvidos à Sua voz e fazer Sua vontade. E as ordens que deu foram: “Enchei as talhas de água” e “Tirai agora e levai ao mestre-sala” (nem preciso dizer que eles O atenderam, certo?).
     Sabemos que a água é sinônimo de vida. Os cientistas que procuram seres viventes em outros planetas buscam, primeiramente, indícios de água. E essa foi a única coisa que Jesus precisou para realizar o milagre. Por isso, vamos entregar a Deus as nossas vidas, obedecê-lo e o "restante" Ele se incumbirá de fazer. Não importa a qualidade da água, se está limpa ou imunda. Ele quer você como você realmente é, pois a transformação divina é sempre completa e perfeita, não importando o seu estado inicial.
     A água é, ainda, um símbolo da Palavra de Deus, que origina uma nova vida quando entra em nós (nas talhas). A alegria que o mundo nos oferece é transitória e logo ficamos vazios, porém, a verdadeira alegria surge quando a água da fonte da vida (a Palavra) passa a nos encher.
     Quando o mestre-sala provou o vinho, sentiu que era de excelente qualidade, afinal, o que Jesus faz é sempre melhor, surpreendendo até mesmo os “experts” no assunto. Percebemos ainda que a qualidade do vinho não foi definida por sua aparência, mas pelo seu sabor. Apenas os serventes sabiam a procedência daquela bebida. O mestre-sala não fez como fazem muitos atualmente, que dão importância ao rótulo, que analisam a fama do produto (“ah, o pregador X estará aqui na cidade hoje. Não posso perder!”), sem se importar com o conteúdo.
     A transformação da água em vinho foi o primeiro milagre de Jesus e é também o primeiro sinal que Ele opera na vida de cada um de nós. Ocorre uma profunda transformação em nosso interior e somos cheios do Espírito Santo, mesmo que, para alguns, pareçamos a mesma talha velha e inútil. Entregue sua vida a Deus, seja obediente e na hora certa Ele fará o melhor para você.

Autor: Wésley de Sousa Câmara

Referências:
Bíblia de Jerusalém
Bíblia Almeida Corrigida Fiel

53 Comentários - Comente aqui:

  1. Wesley, me responde: voce é só membro na sua igreja ou tem algum cargo? Pergunto pq essa palavra é ungida, eu estava precisando ler isso. Isso caiu como uma flecha certeira. Muito obrigado! E se voce for somente membro, o seu pastor tá precisando de pedir a direção de Deus. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus! Toda a glória seja a Ele!
    Atualmente não tenho nenhum cargo na igreja, sou apenas membro. Trabalhei durante uns 4 anos com música (embora participasse como músico desde os 8 anos de idade), mas há 3 anos não tenho nenhum cargo. Estudo em Niterói e fico na minha cidade (na qual sou membro) apenas em períodos de férias e em alguns feriados. Esse é um motivo que impossibilita muita coisa. Mas independente disso, nunca fui de querer cargos no templo, pelo contrário, faço questão de não o ter. Digo isto porque reconheço que o chamado que Deus tem pra mim não envolve cargos ministeriais. Para fazer Sua obra não preciso de um rótulo bonito e fico muito mais livre para dizer o que eu penso, o que eu sinto e o que Deus toca em mim para dizer, sem se preocupar com o que meu "superior" vai achar. Assim, quando alguém dá ouvido a algo que digo, sei que é de Deus, não tendo o risco de pessoas aceitarem a minha idéia apenas por eu ser um "bam-bam-bam", já que muitos olham para o rótulo do "pregador".
    Abraço
    Fique na paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wésley, que Deus continue a te abençoar. Maravilhosas são as suas colocações a cerca deste milagre tão singular. Parabens.

      Excluir
    2. Gostei do estudo,mostra isso para Seu Edir Macedo,rsrsrsrss,pois ele criticou Jesus por esse milagre.

      Excluir
    3. é verdade mesmo pastor alemão concordo contigo....rsrsrsrsr

      Excluir
  3. a pagina e otima mais enfelismente eu nao achei o q ue eu querria

    ResponderExcluir
  4. wésley,primeiramente meu nome é rosana e não te parabenizo pelas palavras acima que é uma benção mas pela resposta que deu ao irmão acima que coisa linda,pois nas igrejas hoje estão faltando homens de deus como vc,que verdadeiramente queiram a deus e não cargo eclesiastico.continue assim que o galardão dos céus creio que já é seu. abraço.

    ResponderExcluir
  5. muito bom seu estudo varao!!Deixa Deus te usar!!

    ResponderExcluir
  6. só que o vinho era sem alcool... vinho não fermentado. se Jesus tivesse feito vinho alcoólico, ele teria estado incentivando a embriaguez. A questão aqui não é um ou dois copos de vinho. Essas pessoas, após já terem bebido muito, receberam mais umas centenas de litros. Jesus jamais incentivou os pecados do homem, tampouco contribuiu para eles. Portanto, parece claro que esse vinho era do tipo não-alcoólico. Abraço fique em paz e Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo de vc, amigo (a), pois:
      - Não há nenhum relato bíblico que sustente essa afirmação do vinho ser sem álccol (é só uma suposição).
      - É improvável que fosse sem álcool, pelo contexto. Era uma festa e está escrito que era costume o dono da festa servir primeiro o vinho melhor e no final da festa, provavelmente pelo fato das pessoas já estarem sob efeito do álccol e, portanto, sem muita capacidade de julgamento, serviam o vinho pior. Porém, o mestre sala disse que aquele vinho (transformado por Jesus) era ainda melhor (mais saboroso) que o anterior. Ou seja, se fosse um suco de uva, ele saberia e diria. Mas não. Era um vinho como o outro, só que de melhor qualidade Assim como usam cerveja atualmente, naquela época usavam vinho.
      - Mesmo esse vinho sendo com álcool, Jesus não estava incentivando embriaguez. Tanto que em Efésios 5, Paulo diz para não se embriagar com vinho (ou seja, se os vinhos relatados no novo testamento não tivessem álcool, não faria sentido dizer para não se embriagar, certo?). Uma coisa é tomar um cálice de vinho, outra é tomar uma garrafa. A diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Nõ bebo e não tenho nenhum interesse em defender nenhuma bebida alcoólica, mas devemos ter consciência que o Evangelho nos chama para a moderação em tudo.

      Mas a questão do texto não é essa. Esses pontos são totalmente insignificantes diante da grandeza do Evangelho e da mensagem passada no milagre. Fique na paz.

      Excluir
    2. Concordo, a realidade não se discute.

      Excluir
    3. Gente, se vocês analisarem direito, estão debatendo algo até ilógico, o vinho dito na bíblia e suco de uva são a mesma coisa, mas havia dois tipos de vinho, o fermentado e o não fermentado, o fermentado deixava embriagado, tirava a pessoa de seu estado normal e o não fermentado era suco de uva puro, forte mas não deixava embriagado, mas o fundamento principal não é esse, toda vez que ler na bíblia vinho significa transformação, e um casamento temos que viver em constante transformação, se adaptar ao convívio com outra pessoa, mudar comportamentos, manias, costumes, transforma duas pessoas em uma só carne, entenderam o verdadeiro significado do vinho ou suco de uva?

      Excluir
    4. Qual a importância se era vinho com álcool?
      Irá diminuir seu milagre?
      Vão deixar de acreditar em Deus por isso?

      Excluir
    5. O vinho que está na Bíblia é vinho mesmo. Se fosse suco de uva em todos as passagens estariam escrito como "suco de uva".
      Qual o problema se for se for vinho contendo álcool.
      Irá diminuir seu milagre,
      Irão desacreditar em Cristo por isso?

      Excluir
    6. Uma pergunta: Jesus foi acusado de comer e beber com pecadores. Se Ele bebesse somente SUCO DE UVA, a acusação não teria sentido,rs,rs,rs
      Além de que,uma das qualidades exigida pelo Espírito Santo, para que um homem sirva com pastor é "que não seja DADO A MUITO VINHO" Parece óbvio, não, que os da "lei seca" estão na contramão das Escrituras....

      Excluir
    7. EU ACREDITO QUE ERA VINHO NÃO FERMENTADO PORQUE JESUS ERA OBEDIENTE EM EM HABACÚQUE DIZ MALDITO A QUELE QUE DAR VINHO AO SEU PROXIMO PARA VER SUA VERGONHA E PAULO NAO DEVEMOS NOS ENVOLVER NAS BEBEDICES

      Excluir
    8. Anônimo de 19 de junho de 2014: Repare que você citou o "dar vinho ao seu próximo PARA VER SUA VERGONHA". Jesus fez isso? Não! Disse ainda que Paulo ensinou a não se envolver em "bebedices" (embriagar-se). Jesus fez isso? Não! Portanto, esses pontos não significam a presença ou ausência de álcool no vinho de Jesus.

      Excluir
  7. Parabens como foi bom me alimentar dessa palavra depois que vi o bispo macedo falando do primeiro milagre de cristo. Criticando o milagre. Fiquei apavorada com a insanidade desse homem. Ai encontro um servo ungido e abençoado.amém.(monicabarbosarj@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  8. Foi realmente vinho com alcool e como foi citado ele pode ser remedio ou veneno depende como ele e usado a nao ser q alguem mim mostre um vs q diga q beber e percado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VAI LER A BIBLIA OU VC QUER QUE OS OUTROS FAÇAM ISSO EM SEU LUGAR MAS COMO RESPOSTA SO UM VS P VC ISAIAS 5X22

      Excluir
  9. Concerteza foi vinho com alcool pois como ja foi salientado tudo depende como ele e usado me drr um vs q digar q beber e pecado se puder nao estou apoiando a bebida q deixa bem claro

    ResponderExcluir
  10. Gostei da explicação.fica na paz

    ResponderExcluir
  11. Sempre compreendi que o vinho nesta passagem bíblica é vinho e não suco de uva. Já a questão de beber ou não beber, o pecado não está em beber e sim no excesso e no vício.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Wésley de Sousa Câmara, sempre entro na internet e procuro pesquisas de todo tipo e gênero e me deparei com essa de vc. Quero manifestar minha admiração pelo bom entendimento que vc tem sobre a palavra de Deus. Gosto muito de ler conteúdos que possa me enriquecer e aumentar meu entendimento. Sou católico e tbm leio a Bíblia Sagrada e gostaria de deixar aqui meu mais profundo respeito pela sua pessoa e pelo seu conhecimento bíblico. Abraços, Antonio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Antonio. Que Deus o abençoe sempre. Fique na paz de Cristo! Grande abraço!

      Excluir
  13. wésley gostei muito desse estudo do primeiro milagre de jesus,isso e pra vc ver que mesmo com cargo ou sem cagar não impede de Deus usar vc para levar as boas novas .que o senhor jesus continue te revelando os seus mistério Deus te abençoe ricamente.paz e graça.

    ResponderExcluir
  14. Ow Glória, Uh que palavra... Uh que palavra... Deus continue te enchendo vaso!

    ResponderExcluir
  15. Insensato é aquele que cre somente nas palavras do homem, a biblia é o maior livro do mundo criado por DEUS para servir de guia espiritual para seu povo. des dos primordios os homens que se destacaram na obra de DEUS faziam leituars diárias das leis, e assim tbm nós devemos fazer para que haja um pleno conhecimento da verdade. E sobre o vinho acima falado esse VINHO era sim com alcool, na quela época não existia vinho sem alcool.EXEMPLO DE NOÉ:20 Então, Noé principiou como lavrador*+ e passou a plantar um vinhedo.+ 21 E começou a beber do vinho e ficou embriagado. COMO PODE NOÉ FICAR EMBRIAGADO SE O VINHO FOSSE SEM ALCOOL? E Á VARIOS OUTRO RELATOS, Não apoio a embriagues e nem o consumo de nada em demasia porque a Biblia diz que a embliagues e a comilança para DEUS é igual a idolatria.ESTUDEM A PALAVRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que é demasiado é ruim para a saúde. Naquela época o vinho era um simbolo quando se festejavam uma festa. A diferença é que as pessoas eram mais proximas umas da outras.Hoje as bebidas estão sempre acompanhadas de badernas, orgias e de ações não bem vista aos olhos de Deus. Mas...confesso que muito me admira este milágre de jesus, que elém de transformar a água em vinho, ainda transformou este liquido na melhor bebida. Isto é uma grande lição para nossas vidas, que sempre teremos que procurar fazer o melhor possivel em todas as ações no decorrer de nossas vidas.

      Excluir
  16. Parabéns por seu estudo. Deus continue te abençoando.
    No entanto o texto não deixa claro se este foi o primeiro milagre da vida de Jesus, ou se este foi o primeiro milagre que ele realizou em Caná da Galileia.
    De qualquer forma isso não importa realmente.
    Nos outros evangelios encontramos outros primeiros milagres. Apesar de os autores não relatarem que tenha sido o primeiro.
    O que diferencia um evangelho do outro é a ênfase que cada autor queria dar.
    Se formos observar bem, Marcos foi escrito primeiro, e nem por isso a cura do endemoniado foi o primeiro milagre.
    Apenas um comentário.

    ResponderExcluir
  17. Wesley,Amém!!, lindas palavras, por ser o primeiro milagre de Jesus,ele já inicia seu Ministério,calcando a diretriz que iria tomar, pois é bem verdade, longe do templo, dos religiosos da época, fariseus, saduceus e escribas, mostrando,que ele veio para os pecadores , quem precisa de remédio são os doentes, e não os sãos, o homem possui aproximadamente, 70% de aguá no corpo se a representação da vida é a água, este milagre também fáz analogia a transformação interior que Jesus, faz no homem, , pois um homem com mudança interior de 70% representa mudança de integridade, carater, atitudes, comportamentos, e não mudança, exterior, como muitas igrejas pregam hoje mudança extrerna significa pau oco, como Jesus já citou bonito por fora e podre por dentro, um encontro com jesus produz mudança da integridade, não é colocar, um terno e gravata e ir para igreja, ou cargos, ou quantidades de dias que qualquer um vai vai para igreja que medimos um homem de Deus e sim mudança de comportamento, Jesus tronsformou saulo em Apostolo Paulo, de um perseguidor a um homem contudente com o compromisso do evangelho, muitos homens se convertem e a primeira coisa que fazem é se afastar dos parentes, amigos, e muitas vezes até destroem o casamento pois se dedicam tanto a igreja que se esquecem que o maior desafio é levar seu próximos a conhecerem tambem a jesus através de ti, mostarndo a cada dia se novo estilo de vida, de um homem, solene, amavél compreencível, passificador etc.. outrora se afastam do mundo se e enfiam em um mundinho rodeado de religiosos, enquanto tem um mundo de pessoas precisando escutar o evangelho da transformação, e salvação através de ti. Geremias de Souza Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus, O Criador de tudo e de todos e a Seu Cristo ... Muita sabedoria nesta revelação que O Senhor tem mostrado atraves do Espirito Santo aos amados.
      O Ungido do Deus Vivo, Nosso Senhor a quem chamamos Jesus Cristo, começou os sinais do seu ministerio em uma festa, entre pequeninos pecadores, bem longe dos religiosos, sepulcros caiados, mestres na letra que viviam longe do Amor do Pai que esta no Filho Amado ... porém são nossos próximos também, então devemos nos esforçar para ama-los, obedecendo ao Nosso Messias, O Filho do Deus Vivo ... "Amar ao Pai, com todo o nosso coração, toda a nossa capacidade de amar, acima de todas as coisas, e ao nosso próximo como a nos mesmos".
      Mas acredito que exista uma outra grande licao aqui, ... devemos nos atentar para a religiosidade sem o Espirito Santo, sem o Selo do Amor, a letra que mata ... o grande perigo do engano, onde o inimigo de nossas almas usa as próprias escrituras sagradas para deturpar a verdade, veja que quando ele teve chance, no deserto, tentando Nosso Senhor e Cristo, os relatos que temos mencionam o inimigo tentando o Mestre atraves das proprias escrituras fora de contexto, com mentira e astucia. Infelismente, muitos "religiosos na carne" da atualidade, são frutos de guias cegos do passado que caíram nestas astucias em algum momento, inserindo heresias destruidora, como fermento, no meio das pequeninas ovelhas.
      Mas Graças a Deus pelo Dom da Graça, pelo Espirito Santo que nos conduz à toda Verdade, busca as ovelhas perdidas e usa pequeninos ungidos como neste blog e em muitos outros lugares sobre a terra ... que O Pai Altíssimo de Jesus Cristo, O Messias Prometido, nos proteja e guie à toda a Verdade, e que voces continuem abençoando a Igreja Verdadeira de Cristo na Terra, que não é feita de tijolos, nem de alianças na carne, nem hipocrisia, nem religiosidade, nem instituições humanas na carne, nem sabedoria deste seculo, nem letra que mata ... mas sim em Espírito e em Verdade, em muito Amor Verdadeiro nos corações destes pequeninos pecadores arrependidos ... Até aquele grande dia em que todos dirão ... "Bendito é o que vem, em Nome do Senhor".

      Fiquem na Paz de Cristo.

      Ass: pequenino servo e discípulo de Cristo.

      Excluir
  18. Fui confrontada em relação a esse milagre, tendo em vista que meu esposo não é evangélico gosta de ficar questionando sempre
    e um deles foi que Jesus transformou a agua em vinho dando incentivo a bebida e este estudo ajudou me a responder. Muito obrigada! que Deus continue te dando o maio dos cargos que é ser servo em todo tempo.

    ResponderExcluir
  19. Em seu primeiro Milagre Jesus expressou muito mais que tudo isso que pensamos ou que já conseguimos decifrar. Neste milagre o entendimento maior esta oculto nas palavras do Mestre Sala : "Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então, o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho".
    Na verdade o verdadeiro noivo o qual ele falava era o próprio JESUS FILHO DE DEUS. O único capaz de oferecer a vida terrena (vinho de qualidade inferior) e a VIDA ETERNA (Vinho bom). Forte abraço a todos.
    Nonato.
    nonatomos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  20. vc é da familia camara, digo da familia do samuel camara ,se for lamento por vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora não venha ao caso, existem várias famílias "Câmara" no Brasil, sendo que a minha não tem nenhuma ligação, até onde sei, com a do Samuel Câmara. Rsrs. Abraço

      Excluir
    2. Que amargura dessa pessoa,compara-lo somente pelo nome,defini-lo por uma suposta familiaridade,lamentável é a sua comparação,pois ainda que ele fosse,não se determina o caráter de alguém pelo o do outro!
      Sare-se em Deus querida!

      Excluir
    3. Bem amado,meu sobre nome é Cabral,o que será que ela diria-de mim?rsrsrs

      Excluir
    4. Seguindo esse critério de avaliação, aqui no RJ você seria odiada por uma multidão. Rsrs. Abraço

      Excluir
  21. Boa explicação.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Jesus Cristo falou oque entra e for impuro sai, mas o que sai isso fas mal. (se refere a palavras do ser humano uma mente q se deixa ser usada pelo inimigo.) Ta Escrito, Eu coloquei como luz para as nações,para que levasse a salvação ao mundo inteiro. ALELUIA
    .

    ResponderExcluir
  23. Este vinho não era alcoílico,para afirmarmos temos que considerar a cultura da época.
    Os judeus, em suas festas para propósitos sagrados, inclusive a festa matrimonial, jamais empregam qualquer tipo de bebida fermentada.
    Jesus não estava pensando absolutamente em vinho fermentado, intoxicante, mas de 'mosto'quando for utilizada a expressão “vinho novo”, é o vinho ainda não fermentado, mas em processo de fermentação.alem da palavra usada gleúkous do grego que traduzida mostro que dizer para ser fermentado gasta tempo e um vinho novo e apenas suco de uva.

    ResponderExcluir
  24. O que e pior tomar vinho ou falar mal do teu irmão. Gostar mais do teu sapato novo, da roupa que vai sair. Atenção fiquem na graça e na misericórdia do eterno Deus. O vinho e vinho mesmo. Eu afirmo não e suco. busque discernimento de Deus. Irmao Anderson.

    ResponderExcluir
  25. Muito bom encontrei o que eu keria....

    ResponderExcluir
  26. Paz amados, o assunto principal é a transformação da água para o vinho, esse milagre foi em sentido figurado como se fosse uma parábola, não sou Dr. da Bíblia, mas pelo que o meu entendimento que é pequeno, mas creio que é do Espirito Santo, tinha que começar com esse milagre mesmo, foi em um casamento, Jesus é o Esposo e nós as noivas, o vinho velho acabou, (fig) o Velho Testamento acabou, a velha aliança acabou, Jesus trouxe um novo vinho muito melhor que o primeiro, (fig) o Novo Testamento, nova aliança, uma aliança melhor que a primeira, não coloca vinho novo em odres velhos, os odres velhos eram os judeus, mas coloca vinho novo em odres novos, odres novos somos nós gentis, ai você pergunta então o Velho Testamento não vale mais nada?, resposta: sim, do jeito que a maioria das igrejas prega não vale mais nada, agora se você converter o Velho Testamento em espirito, ai vale muito, como assim?, exp: o Rei Davi seria salvo hoje se ele não se converter da lei para graça, lógico que não, convertendo o Rei Davi, ele era rico aqui, nós seremos ricos no céu, ele matava seus inimigos com a espada, nós mata nosso inimigo invisível ¨satanás¨, com nossa língua ¨espada¨, ele se defendia com escudo, nós se defende com a Bíblia ¨Palavra¨,¨escudo¨, isso é só um exemplo, principalmente os cinco primeiros livros da Bíblia ¨Pentateuco¨ é tudo figura para nós hoje, só no Velho Testamento Deus abençoava o homem em riqueza terrena, nossa bença e riqueza é no céu, nós não somos do mundo, esses ¨pastores¨, ¨mestres¨ de hoje, só converte o V.T. em espirito o que lhe convém, porque se eles converter as benças de riqueza do V.T. em espirito, eles ficaram mais pobres, pregam João 10:10 como se fosse aqui no mundo, Jesus diz vim para dar vida e com abundância, se o batismo é morrer em carne e nascer em espirito, que vida Jesus esta falando?, só pode ser vida eterna e não essa que vivemos, abundância ¨quer dizer grande quantidade em riqueza¨, essa riqueza que Jesus fala é em dons e amor, você quer maior riqueza que o amor?, se você crer que o V.T. é do jeito que é lido e pregado nas maiorias das igrejas, então leve sua oferta de sacrifício para um ¨pastor¨ para pagar seus pecados, com Deus é sim sim ou não não, não tem meio termo é tudo ou nada, no V.T. era toda lei escrita com tinta se cumpria por obrigação, hoje nós cumprimos o N.T. por amor que esta escrita em nossos corações, então Jesus trouxe a Nova Aliança bem melhor que a Velha Aliança, amem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Es mais SABIO, que Pseudo sabios que carregam a biblia pra cima e pra baixo, embaixo do braço,copiando e vendendo uma pseudo salvaçao,e levam pseudo ovelhas para o abismo,ovelhas que nao conhecem a verdadeira voz do BOM PASTOR.JESUS CRISTO VERDADEIRO e nao o falso cristo que dizem,uma especie de agente financeiro espiritual. SAO MATEUS 6 -19 ao 34 Abre-te ao ESPIRITO SANTO.

      Excluir
    2. E nao esqueçam ,que,quem aceita o VERDADEIRO JESUS CRISTO nao REJEITA sua MAE A VIRGEM MARIA.

      Excluir
  27. Wesley, Vinho na Bíblia - é qualquer bebida alcoólica ou não alcoólica feita de uva (se quiser te passo um estudo mais apurado). Veja isso:
    "E ninguém deita vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo romperá os odres, e perder-se-á o vinho e também os odres; mas deita-se vinho novo em odres novos". Marcos 2:22
    Odres são sacos de pele feitos de animal para armazenar líquidos.
    E no tempo de Jesus, para a fabricação do vinho, tinha que pôr o suco de uvas pisadas, dentro do odre (Saco ou bolsa de couro feitas com peles de animais).
    O vinho novo é o vinho sem fermentação, desta forma ele não deve ser colocado em um odre velho, porque sendo o odre um recipiente de couro; o couro velho já se esticou ao máximo, perdendo a sua elasticidade. E ao receber um vinho novo, sem fermentação, ele se rompera por não poder mais se expandir. Por causa dessa justificação acreditamos que o vinho que Jesus, fez por milagre, nas bodas de Caná, era este vinho novo, sem álcool. (João 2: 6 -10)

    Portanto, é evidente que Jesus não transformou a saudável água em pinga vermelha e sim em suco de uva, o Vinho bom o Vinho novo!

    ResponderExcluir
  28. a paz, a palavra é benção, e penso como vc, também não tenho cargo na igreja me sinto mais a vontade pra pregar a palavra, guiada pelo Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  29. No meu modesto entendimento não é suco de uva e sim vinho mesmo. O vinho alegra o coração o homem.

    ResponderExcluir

Concorde, discorde ou critique, mas sempre com educação.

Serão excluídos:
- Palavrões e xingamentos dirigidos a qualquer pessoa, grupo ou entidade.
- Expressões racistas ou preconceituosas.


O autor não se obriga a aceitar comentários:
- Com único intuito de propaganda.
- Anônimos sem identificação na mensagem*.
- Duplicados.
- Não relacionados ao assunto da postagem.


* Recomendo que faça o comentário conectado à sua conta do Google ou à outra qualquer. Embora comentários anônimos possam ser aceitos, caso opte por isto, identifique-se, no final de sua mensagem. Obrigado!