Seguidores

Como ler a bíblia corretamente?

   A Bíblia é, para muitos, uma fonte de confusão e de engano. Isso mesmo! Um indivíduo que não sabe de onde partir e onde quer chegar ficará com um enorme ponto de interrogação em sua cabeça, pois achará tudo paradoxal. Além disso será mais um entre muitos que vemos atualmente, que criam seitas e heresias, levando multidões para o "buraco". Por exemplo: Encontrará no Velho Testamento muitos exemplos do famoso "olho por olho, dente por dente" (Deuteronômio 19:16-20), ou seja, se alguém me faz um mal, essa pessoa deverá ser castigada. Porém, no Novo Testamento vai notar que Jesus ensina o oposto: "se levar um tapa no lado direito da face, ofereça o lado esquerdo" (Mateus 5:38). E isso origina muita confusão, o que não ocorre com quem sabe como interpretar as Escrituras. Afinal, sigo a Lei ou o Evangelho? Pago com a mesma moeda ou ofereço amor e perdão? Entrego o dízimo ou uma oferta voluntária, segundo o meu coração? As promessas para minha vida são materiais ou espirituais? Sigo os ensinos de Moisés ou de Jesus?
   Para que a Bíblia não pareça ambígua ou incoerente (como os ateus erroneamente alegam) é preciso que a leitura seja feita a partir de uma premissa: "O centro é o Evangelho, é Jesus Cristo". Ele é a Palavra de Deus encarnada (João 1), portanto, tudo o que estiver nas escrituras que for coerente com Jesus, continua válido. O que não for coerente, será algo obsoleto, ultrapassado (Hebreus 8), sendo apenas sombra e simbolizações da plenitude que é Cristo. Fazendo assim, estará interpretando guiado pelo Espírito Santo. Portanto, comece lendo pelo Novo Testamento. Isso mesmo, pelo livro de Mateus. Ou seja, a base de qualquer interpretação deve ser Jesus. Em seguida lerá as epístolas apostólicas (onde verá que a lei mosaica caducou), o Apocalipse... Por último, quando já tiver o Novo Testamento bem claro na mente, poderá ler o Antigo Testamento. Dessa forma, em tudo o que ler de Gênesis a Malaquias, verá Jesus, afinal o Velho Testamento nada mais é do que sombra do Evangelho. E uma sombra não é nada sem a sua origem, certo? Logo, não podemos querer entender o Pentateuco (5 primeiros livros da bíblia) sem ter os ensinamentos de Cristo consolidados em nossa mente e principalmente em nosso coração.

Autor: Wésley de Sousa Câmara

0 Comentários - Comente aqui:

Postar um comentário

Concorde, discorde ou critique, mas sempre com educação.

Serão excluídos:
- Palavrões e xingamentos dirigidos a qualquer pessoa, grupo ou entidade.
- Expressões racistas ou preconceituosas.


O autor não se obriga a aceitar comentários:
- Com único intuito de propaganda.
- Anônimos sem identificação na mensagem*.
- Duplicados.
- Não relacionados ao assunto da postagem.


* Recomendo que faça o comentário conectado à sua conta do Google ou à outra qualquer. Embora comentários anônimos possam ser aceitos, caso opte por isto, identifique-se, no final de sua mensagem. Obrigado!