6 de fev de 2015

Deus está em todo lugar


     Deus é onipresente, portanto Ele está em todo lugar, está em tudo e tudo está nEle. Toda a existência (que inclui a vida) só se sustenta em Deus, de forma que fora dEle, nada há (nem o diabo existe "fora" de Deus, pois ninguém tem a capacidade de gerar ou manter a vida por si mesmo). 
     Portanto, Deus está na parada Gay? Claro que sim! E em um jogo de futebol ou em um show de rock? Claro que está e está até nos "funks proibidões"! Também está na marcha para Jesus, num culto cristão (seja em um prédio religioso ou em uma casa), num culto afro, como em terreiros de candomblé, por exemplo. Está em uma sala de execuções de presos, está na roda de terroristas que estão decapitando pessoas... E por incrível que pareça, muitos dizem crer em um Deus Eterno, Soberano, Onipresente, mas se escandalizam quando dizemos coisas óbvias como essas. 
     Entenda: Qualquer pessoa que clama por Deus em qualquer um desses locais Ele a ouvirá. É claro que isso não tem nenhuma relação com o que é ali praticado; não quer dizer que Deus está aprovando o que está acontecendo em um ambiente. Se quisermos saber se Deus aprova aquilo ou não, devemo comparar aquilo com Jesus. Se ferir aquilo que Ele nos ensinou, Deus está "entristecido" com tudo aquilo, mas continua ali. Se Deus habita em você o tempo todo, que é o templo dEle, e não abandona você nem quando comete uma atrocidade, por que Deus não estaria em outros locais cheios de atrocidades? 
     A questão que estou dizendo é apenas de "presença". Deus se faz presente em tudo (pois tudo está nEle), embora a habitação dEle seja em corações quebrantados e contritos, como o meu e o seu. 
     Mas uma observação deve ser feita: Dizer que Deus está em tudo não significa que Ele seja tudo (isso seria "panteísmo", que afirma que o sol, a terra, o mar... tudo é Deus). E nisso, obviamente, não creio.

Autor: Wesley de Sousa Câmara

O que achou?