1 de jun de 2015

A razão é fundamental para a fé


"A verdade só se entrega a quem a ela antes se entregou" [Joel Costa Jr.]

     Quando leio essa belíssima frase, tenho a impressão que ela está no contexto da inseparável relação entre "fé" e "razão". Para exercermos a fé, é imprescindível que usemos a razão. Os animais irracionais não têm fé; as pessoas com graves deficiências neurológicas ou mentais não têm fé; um recém nascido não tem fé (afinal, a auto-entrega que faz aos cuidados da mãe é mais instintivo e impulsivo do que fruto de vontade e de consciência). Ou talvez essa expressão "não têm fé" devesse ser substituída por "não exercem fé", pois alguns alegarão que a fé é dom de Deus, logo, Ele dá a quem Ele deseja. Enfim...
     Veja bem: Uma verdade será sempre verdade, de forma objetiva, independentemente da fé de alguém, porém essa pessoa só tomará posse dessa verdade (ou seja, a verdade objetiva só se tornará verdade na subjetividade dela) se ela tiver essa fé, essa entrega, que por sua vez passa pela razão.
     Não é a toa que lemos:

"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á." (Mateus 7:7-8)

"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". (João 8:32)

"Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele". (João 14:21)

     Repare que não somos causa de nada, porém devemos nos inclinar para nos apropriarmos dessas realidades; Deus é amor, ama a todos, porém só experimentarei esse amor se eu me entregar a esse fato. Essa realidade não depende de mim, mas a minha experiência com ela, depende.

     Destaco: Quando falei sobre a "Verdade" não me referi à sua origem e sim, à nossa apropriação da verdade como realidade em nosso ser. O que adianta Jesus ser a Verdade ("Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" - João 14) se eu o rejeitar? Ele continuará sendo a verdade, mas para mim, de forma subjetiva, isso não influenciará minha vida, ou melhor, minha consciência. Não usufruirei dessa Verdade derramada em Graça sobre mim. Mas se eu me entregar a essa Verdade (Jesus), em fé, aí experimentarei os frutos que por amor Ele me dá.

Autor: Wesley de Sousa Câmara

O que achou?