23 de jul de 2015

Primeiro, o perdão; depois, o arrependimento


     Tem gente que tem tanta dificuldade para entender e para aceitar que o perdão PRECEDE o arrependimento. Acham que sem arrependimento não há perdão, quando na verdade é o oposto (o arrependimento não ocorre sem um perdão prévio). Não enxergam que o arrependimento não é causa e sim, consequência do amor divino derramado por Graça. Eu me arrependo pela ação do Espírito Santo em mim e isso por já ter sido perdoado (na Cruz).
     Jesus é a imagem do Deus invisível, o Verbo encarnado, a revelação plena de Deus ao homem, certo? Então olhemos para Ele para encontrarmos a resposta, caso haja dúvidas.
     Quando foi que a mulher adúltera, que seria apedrejada arrependeu-se para Jesus a salvar da morte por apedrejamento? Quando foi que Jesus condicionou o perdão ao arrependimento?
Quando Ele nos ensinou a perdoar, disse: "Perdoe 70x7". Não colocou como pré-requisito para que perdoássemos o nosso próximo o fato dele se arrepender do erro. Devemos perdoar incondicionalmente. O arrependimento dele virá por constrangimento diante de nosso amor e se não vier, perdoaremos da mesma forma. Se nosso próximo precisar se arrepender antes, irá merecer o perdão e perdoar quem merece nada mais é do que uma desculpa merecida. É fácil. Não estaríamos fazendo nada demais. Não precisaria de uma ênfase divina para isso. E se Jesus é imagem de Deus... Se Jesus nos ensina a perdoar até nossos inimigos, independentemente de arrependimento (até porque um inimigo arrependido deixaria de ser inimigo), será que Ele seria hipócrita a ponto de nos ensinar a fazer algo que Ele mesmo não faz? Não seria coerente...

Obs: Lembre-se que arrependimento não é culpa ou remorso e sim, MUDANÇA DE MENTALIDADE/ EXPANSÃO DE CONSCIÊNCIA.

     Jesus costumava dividir suas falas aos pecadores em duas etapas:

PRIMEIRA - "Seus pecados estão perdoados" ou "seja curado" ou "Eu também não te condeno". (PERDÃO)

EM SEGUIDA - "Vá e não peques mais" (ARREPENDIMENTO)

     Paulo concorda com Jesus, dizendo (Romanos 5:8):

"Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor..."

     Quando?

"...quando ainda éramos pecadores."

     O que vem primeiro? Percebe agora?
     Antes de você pecar... antes de você nascer... Deus em Cristo já estava de braços abertos lhe esperando para um imenso abraço de acolhimento, de amor, de perdão, de salvação e de Graça.
     O Evangelho é maravilhoso. A Deus toda a Glória!

Autor: Wesley de Sousa Câmara

O que achou?