4 de ago de 2015

Falsos milagres no meio "cristão"


     FICO REVOLTADO!
     Para o público leigo, esses "milagres" anunciados em alguns programas de TV podem parecer reais, mas algumas vezes (como hoje) tiro uns minutos para olhar esses absurdos e é possível perceber, mesmo à distância, sem sequer analisar a fundo, que a maioria deles são falsos. Não duvido de milagres (e não descarto milagres até mesmo nesses meios religiosos pseudocristãos, afinal, o próprio Jesus disse que falsos líderes fariam milagres e maravilhas no nome dEle - Mateus 7), mas esses líderes inescrupulosos abusam da ingenuidade e da disposição do povo em crer em tudo o que dizem nos púlpitos.
     Algumas considerações, falando como médico:

- Não se avalia "libertação de vícios" em poucos meses. Sabe-se que no caso do álcool, por exemplo, o índice de "recaídas" após 4 meses de abstinência é alto. Então dizer que "se livrou do vício" antes desse tempo, é absurdo.

- Quando se fala em HIV (AIDS), o diagnóstico definitivo é feito com exames de anticorpos (exame anti-HIV e não serve o chamado "teste rápido"). Uma pessoa HIV + periodicamente fará exames para quantificar a carga viral (quantidade de vírus que tem no corpo) e as células CD4+ (um tipo de célula de defesa do nosso organismo). Quando a pessoa faz o tratamento corretamente e o tratamento é eficaz, o resultado desse exame será: "CARGA VIRAL INDETECTÁVEL". Nossos exames detectam vírus apenas quando estão em quantidade maior que 40 ou 50 cópias. Ou seja, uma pessoa que tem uma quantidade muitíssimo pequena de vírus no corpo, terá carga indetectável (muitos pacientes tem isso e é o objetivo mesmo), o que não significa que ela está curada (sem o vírus). Então quando vejo esses "milagreiros" da TV mostrando exame de carga viral indetectável dizendo que a moça está curada, é mais do que imensa mentira; é abuso! Quase um crime, pois se ela parar o tratamento a carga viral aumentará rapidamente!

- Câncer não se diagnostica com Radiografia (raio X), nem com tomografia, nem com ressonância magnética. Câncer é o nome dado a "tumores" malignos (se for benigno não é câncer) e só pode ser diagnosticado por BIÓPSIA. Canso de ver esses charlatões mostrarem exames de imagem para dizer que a pessoa não tem mais câncer.

     Enfim, são tantos absurdos, que não custa alertar. Não acredite em tudo quanto ouve e mesmo diante de um milagre genuíno, avalie o contexto em que está, pois Jesus deixou claro que milagreiros enganariam a muitos.
     Ah, só pra constar: Ninguém pode exigir, determinar ou declarar bênção ou cura alguma. Deus não é garçom esperando pra obedecer nossas ordens. Tudo que recebemos é por Graça, sem merecimento. E se não recebermos, continuaremos agradecidos, pois a Graça e o amor de Deus por nós nos basta e o poder dEle se aperfeiçoa em nossas fraquezas. 

Autor: Wesley de Sousa Câmara

O que achou?