16 de jan de 2016

Como assim, "vou à casa do Senhor / casa de Deus"?



     Você sabia que o primeiro templo judaico foi o "templo de Salomão" (não o ponto turístico construído em SP, claro)? Sabia que esse nome é devido ao fato de ter sido idealizado por Salomão, que era filho do rei Davi?
     Então quando Davi (salmo 122) diz: "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor" é ÓBVIO que ele não está se referindo ao templo, pois ele nem existia ainda. A casa do Senhor aí era Jerusalém como um todo.
     E uma segunda coisa: suponhamos que ele estivesse falando do templo. Seria um templo judaico, que nada tem a ver (nem a religião é a mesma) com os templos cristãos. Para começar, no templo judaico propriamente dito só entravam os sacerdotes (e em determinadas partes, apenas o sumo-sacerdote). O "povão" ficava apenas numa área (pátio) externa.
     Então pense bem antes de citar esse salmo pra se referir à sua ida ao culto de domingo (não estou dizendo pra você não ir. Por favor, não coloque palavras em minha boca, ou melhor, em meus dedos, já que estou escrevendo). Cada um vai ou deixa de ir onde acha que deve). Digo isso pois, se fizer essa associação entre sua "igreja" e esse tipo de texto bíblico, ou será ingenuidade/ignorância ou será descontextualização desonesta da sua parte. E agora que você sabe disso, ingenuidade/ignorância não será mais.

Autor: Wésley de Sousa Câmara

O que achou?