15 de ago de 2016

Pecado é não ser perfeito


     Pecado é um estado, muito mais do que meros "atos imorais" (que são apenas sintomas/sinais visíveis humanamente da real "doença". Pecado é a distância entre a perfeição e a imperfeição; entre o que somos e o que deveríamos ser; entre nós e a humanidade perfeita e unida a Deus que foi revelada em Cristo.
     Pecado é a transgressão da Lei divina/ideal divino (que é perfeição em amor a Deus e ao próximo). Pecado é a transgressão da Vontade de Deus (Lei) que foi revelada parcialmente ao longo da história (inclusive em Moisés) e plenamente em Cristo.
     O fato de eu não amar perfeitamente denuncia meu distanciamento de Deus, ou seja, minha incapacidade de cumprir a Lei (que é perfeita, logo, para cumpri-la eu devo ser perfeito, pois descumprir um mínimo detalhe dela é como descumpri-la toda). É justamente por eu não ser capaz de cumprir essa perfeição que ela me desmascara, que ela evidencia meu pecado. Ou seja, meu pecado é minha incapacidade de cumpri-la (é um estado, um problema ontológico, de essência). Meu pecado é errar o alvo da perfeição. Pecado é não ser perfeito!
     E foi o Pecado (esse estado do ser humano) e não meros "pecados" (atos imorais) que Cristo resolveu na Cruz. Esse é o anúncio do Evangelho - "Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo, não imputando ao homem suas transgressões..."), pois se o pecado me afasta de Deus, Jesus vence o pecado (e sua consequência: a morte - o afastamento do divino, o fim da existência).
     Cristo, ao reconciliar-nos com Deus define que Deus não se relaciona mais com o homem com base no Pecado (afastamento do divino) e sim, com base na Cruz (religação do homem a Deus).
     Mas Deus não tira nossa humanidade, que está tanto relacionada com Adão (que representa o homem pecador, imperfeito, relativo), quanto com Cristo (homem perfeito, puro, a expressão de Deus em forma humana). É nesse conflito que vivemos (entre o bem e o mal, o perfeito e o imperfeito...), como Paulo ensinou aos romanos.
     O que quero dizer? Que diante dos olhos de Deus, mesmo sendo pecadores, tornamo-nos justos. Deus olha pra mim e vê Jesus. Olha pro meu pecado e vê a justiça de Cristo. Esse é o significado da Cruz. Boa notícia? Ótima! Por isso é Evangelho. Eu mereço tanto amor? Não! Por isso é Graça!

Autor: Wésley de Sousa Câmara
15/08/2016

O que achou?