Quem sou

Pais e irmãos

     Meu nome é Wésley de Sousa Câmara, médico, natural de e residente em Mogi Guaçu (SP).

Breve história...
     Desde criança fui instruído por meus pais dentro dos princípios da fé cristã, sendo que cresci e permaneci até os 25 anos de idade no segmento evangélico, mais precisamente como membro da "Igreja Assembleia de Deus - Ministério de Madureira". Por motivos de discordância quase total entre o que eu considerava que deveriam ser as bases da fé cristã e o que era ensinado e praticado, desliguei-me oficialmente, amigavelmente e formalmente dessa agremiação. Afinal, quando há um conflito de pensamento ou uma incompatibilidade de crença, mais prudente é cada um defender o que julga correto "no seu cantinho". Assim, muitos conflitos desnecessários são evitados.

     A partir de então não tornei-me membro de nenhuma outra instituição religiosa, até porque na minha compreensão isso não fazia a mínima diferença, pois cria que a revelação de Deus em Cristo nunca seria propriedade de um segmento religioso. Nunca cri em magistérios infalíveis (seja uma tradição, uma teologia, uma confissão denominacional, uma interpretação de um líder...) e jamais defendi que a religião é a representante de Deus na Terra. Logo, não fazia diferença pra mim pertencer ou não a um ou outro grupo religioso, embora (exceto em alguns poucos meses de "revolta" por ver tantas distorções bíblicas sendo ensinadas em quase todas as igrejas) sempre achei saudável reunir-se com algumas pessoas (em grupos oficialmente institucionalizados ou não) para compartilhar experiências, orar e cantar juntos, pregar e ouvir a Palavra e receber/compartilhar essa Palavra através dos sacramentos (batismo e Eucaristia/Santa Ceia).

Quem sou hoje...
     Apenas uma pessoa que assumiu um compromisso consigo mesmo de crescer intelectualmente. Alguém que tem alvos, objetivos, mas que não vive obcecado por eles, por entender que o principal em nossa vida não é o destino (o fim, o objetivo) e sim, cada passo da jornada. Sou, portanto, aberto a informações e conhecimentos, pois só com essa abertura é que podemos crescer. Uma "metamorfose ambulante"? Talvez. E penso que todos deveríamos ser assim. Ter um fundamento sólido sempre, mas não ser fechado a nada. Como diz o amigo Joel Costa Jr (com quem muito aprendi, aprendo e a quem muito devo em relação a minha caminhada): "Ter um chão, mas não ter um teto".

     Estou disposto a sempre mudar de ideia, de opinião, de compreensão e de rumo, desde que perceba que estou errado e que outra explicação é mais plausível. Se o crescimento e o conhecimento é o objetivo, sempre devemos estar buscando explicações, evidências, a fim de não vivermos em uma mera ilusão. Então você é progressista? Veja bem, assim, é que... sou! Não consigo ficar em paz com minha consciência diante de uma chuva de evidências de que algo é de uma forma e eu insistir, de forma conservadora, que é da que aprendi, da que mais gosto, da que me dá mais conforto ou da que me é mais conveniente. A vida é curta e viver na alienação é desperdício. Pense nisso e se estiver disposto a buscar sempre a verdade, mesmo que isso seja doloroso, gere alguns problemas, nos tire alguns confortos e exija que "cortemos na própria carne" muita coisa, vamos caminhar juntos.

     O objetivo deste site/blog é compartilhar pensamentos, reflexões e estudos mais aprofundados dentro de uma ótica cristã (sem compromisso com nenhuma religião ou denominação) que considero mais saudável, baseados em uma "teologia superior" (uso a expressão não com tom de arrogância e sim, de profundidade, de coerência histórica com a Igreja e de sentido completamente diferente das religiões/teologias populares que dominam o contexto cristão brasileiro).E tudo em uma linguagem simples, acessível a todos, afinal, é o "povão" os que menos tem acesso atualmente a reflexões que julgo mais profundas e coerentes. Meu objetivo não é dialogar em linguagem acadêmica. 

     Não ache que o por levar o nome "Bíblia a Fundo", esta página tem como foco a bíblia, pois não a idolatro como os teologicamente conservadores (e principalmente os fundamentalistas). Não sou "biblicista" ou "bibliólatra" e se atualmente tivesse que recriar a página, certamente colocaria outro nome, pois muitos tem essa impressão errada do que pretendo passar. Não mudo pois ela já se tornou um nome/marca consolidada e minha imagem já está, de certa forma, ligada a ela. A ideia é abordar diversos assuntos tendo como base uma espiritualidade cristã, focada em Cristo, sendo a bíblia o meio que nos permite enxergá-lo historicamente. Ela é tratada aqui como instrumento e não, como um fim em si mesma. 

      Mas adianto: não quero aqui promover um espaço para debates e disputas. Ao contrário, este é um ambiente para que eu possa compartilhar com você a minha compreensão. Por motivo de falta de tempo para responder adequadamente a todos, os textos estão sem espaço para comentários e caso deseja dizer ou perguntar algo, use o formulário de contato no menu da página (não prometo responder a todos, mas tentarei, principalmente quando achar o assunto importante e que acrescentará algo à sua vida).

     Se você é um religioso fundamentalista, não adianta nem começar a ler o que escrevo, pois além de discordar, desejará impor sua compreensão (como se fosse perfeita, infalível e a pura revelação do Espírito Santo) e assim, não haverá diálogo. Prefiro dedicar minha energia a alguém que precisa do meu amor, do meu abraço e do meu acolhimento através de uma palavra que possa ajudá-lo de alguma forma. Se discorda de toda a abordagem, sem problemas. Cada um de nós vai manter o respeito ao outro e cada um vai pregar "no seu cantinho" o que sinceramente acredita que seja a realidade (ou pelo menos uma visão imperfeita, mas sincera e honesta, dela).

Sejam bem vindos!

Wésley de Sousa Câmara
Mogi Guaçu, SP, Brasil.
Descrição atualizada em 13/10/2015

Reproduzir os textos é permitido, desde que cite o autor e coloque o link deste blog!

Licença Creative Commons
Os textos deste blog, de Wesley de Sousa Câmara, foram licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Brasil.